Instabilidade também afeta regiões do Sudeste e do Centro-Oeste Desde a última quinta-feira (26/6), uma nova frente fria que transporta bastante umidade avança pelo Sul do Brasil. São esperados volumes expressivos de precipitação. Esta frente fria será, novamente, alimentada por um rio atmosférico, uma grande quantidade de umidade transportada da região amazônica para o sul do continente.
Veja a previsão para sua cidade
Já nesta sexta-feira (27/6), a instabilidade paira sobre o centro-sul de Mato Grosso do Sul, faixa sul e litoral leste de São Paulo, além do Paraná e Santa Catarina. Para estas áreas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas e tempo severo. Os volumes esperados podem variar de 20 a 60 milímetros, sendo que em algumas áreas estes volumes podem ocorrer em curto intervalo de tempo.
No sábado (28/6), as áreas de instabilidades voltam a se desenvolver a partir do sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, deslocando-se para o centro, capital e litoral norte do território gaúcho. Nesses locais, as tempestades vão ganhando força progressivamente, com acumulados entre 50 e 110 mm.
As condições hídricas podem se agravar devido aos volumes de chuva já registrados e as condições de vulnerabilidade da região dos Vales do Taquari, do Rio Jacuí, da Serra Gaúcha e de algumas localidades de Região Metropolitana de Porto Alegre. O Inmet emitiu alerta vermelho para esta região, com acumulados que devem passar de 100 mm.
Acumulados na área em vermelho podem exceder os 100 mm
Inmet
Já nas primeiras horas do domingo (29/6), a formação de um novo sistema frontal reforçará as instabilidades sobre grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com acumulados podendo novamente exceder os 100 mm.
Rajadas de vento e raios também estão previstos para toda a região. No decorrer da noite, as instabilidades mais fortes devem atuar sobre Santa Catarina e Paraná, podendo chegar ao sul do Mato Grosso do Sul, já se distanciando do Rio Grande do Sul. Também são esperadas ventanias sobre a metade sul de São Paulo, incluindo a capital.
O Nordeste ainda tem bastante umidade concentrada apenas no litoral. O Inmet alerta para temporais na região entre Paraíba e Alagoas, com acumulados que podem chegar a 50 mm. Já o Norte deve ter tempo firme durante todo final de semana.
*Sob orientação de Marcelo Beledeli