
O cenário climático começa a mudar no Brasil neste final de semana. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica queda gradual nas temperaturas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, enquanto as instabilidades continuam atuando sobre boa parte do Brasil.
O Inmet emitiu alerta vermelho para acumulado de chuva no litoral catarinense e paranaense. O órgão aponta que a chuva pode passar de 100 milímetros até a manhã do sábado (21/2).
Ao longo do fim de semana, a diminuição do calor será provocada pelo aumento da nebulosidade e pela formação de áreas de chuva sobre a faixa central do país. Além disso, uma massa de ar frio deve avançar pela costa do Sudeste, contribuindo para espalhar as precipitações pelos estados da região.
O avanço do sistema deve alcançar a divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, favorecendo a formação de áreas de instabilidade sobre o centro, norte e leste de Minas Gerais, além do território capixaba nos próximos dias.
Acumulados passam de 100 milímetros nas regiões em vermelho
Inmet
+ Veja previsão para sua cidade
Mesmo sem grande intensidade, a passagem dessa frente fria será suficiente para amenizar o calor persistente desde o início da semana. A tendência é que, no domingo (22/2), as temperaturas máximas já não alcancem os 40 °C em nenhuma região do país.
Os maiores valores devem ficar próximos dos 35 °C entre Mato Grosso do Sul, Paraná e o interior de São Paulo.
Menos calor e mais chuva no Brasil
Na região Sul, o tempo tende a ficar mais ameno, porém chuvoso. No Rio Grande do Sul, enquanto o sul do estado terá períodos mais secos, a metade norte deve registrar pancadas de chuva ao longo do fim de semana.
Os maiores volumes de precipitação continuam concentrados na Região Norte e na faixa norte do Nordeste. Áreas que vão do Acre, Amazonas e Pará até Maranhão, Piauí e Ceará podem registrar acumulados superiores a 100 milímetros, mantendo o alerta para chuva persistente.






