
Depois de uma sequência de dias marcados por calor extremo e características típicas do verão, a tendência é de mudança no padrão do tempo no Sudeste do país. Segundo a MetSul, a chegada de uma frente fria deve provocar aumento das áreas de instabilidade, com previsão de chuvas volumosas no fim de semana e uma queda mais perceptível das temperaturas a partir de segunda-feira (19/1), quando o sistema atmosférico se intensifica.
Esse resfriamento começa a se desenhar no Sul do Brasil ainda no domingo (18), com a entrada de uma massa de ar frio pelo Rio Grande do Sul, avançando ao longo da faixa leste da região Sul no início da semana. Embora não alcance a mesma intensidade do episódio anterior, trata-se da segunda incursão de ar frio mais relevante de 2026, capaz de derrubar as temperaturas durante a madrugada, gerar mínimas baixas em áreas serranas e favorecer a ocorrência pontual de geada, especialmente em Santa Catarina.
No Sudeste, o cenário será de tempo instável antes da queda do calor. No sábado e no domingo, nuvens carregadas devem provocar pancadas de chuva e tempestades em São Paulo, no Triângulo Mineiro, no sul e centro de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro.
A mudança mais significativa ocorre na segunda-feira, com a aproximação da frente fria pelo litoral, espalhando chuvas fortes por toda a região, inclusive no Espírito Santo, e estabelecendo um padrão térmico mais ameno, com tardes menos quentes e madrugadas mais frias, sobretudo em áreas de maior altitude. Assista ao vídeo e confira a previsão do tempo completa.
Previsão do tempo






