Felipe Cazaux & Groovaux lançam “Proletário”, um single que dá voz à realidade enfrentada diariamente por milhões de brasileiros, nesta quinta-feira, 1º de maio, data emblemática para os trabalhadores. A música homenageia aqueles que movem o País com seu esforço e promove uma reflexão crítica sobre as condições de trabalho e as dificuldades enfrentadas pela classe trabalhadora.

Com uma sonoridade marcante e letras contundentes, “Proletário” retrata o desgaste das longas jornadas, os desafios do deslocamento, a discrepância entre os salários e as exigências do mercado, além da constante pressão dos patrões.

“Mais do que uma denúncia, a canção busca despertar a consciência dos trabalhadores para a luta por melhores condições e direitos, incentivando uma reflexão coletiva sobre a necessidade de transformação social”, afirmou o artista.

>  > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < <

A canção

A temática da canção também se reflete na capa do single, idealizada pelo artista Jorge Sobreira. Inspirada na escultura do Atlas Farnese, a arte retrata um homem magro segurando o peso do seu mundo, já quase cedendo ao cansaço. A imagem simboliza a luta diária de tantos trabalhadores que tentam equilibrar suas responsabilidades e seus sonhos, enfrentando as dificuldades da vida moderna.

“O conceito visual inicialmente seguiria um tom mais sombrio, mas, para manter a identidade dos dois singles anteriores, as cores vibrantes e psicodélicas foram preservadas, trazendo um contraste entre a dureza da realidade e a energia contagiante da música”, destacou Sobreira.

“Proletário” é o terceiro single que fará parte do primeiro EP do projeto Felipe Cazaux & Groovaux – as músicas “Nunca Desista” e “Canudos” já estão disponíveis nas plataformas digitais. No total, serão quatro faixas que abordam desafios sociais e emocionais vividos pelo artista e pela sociedade.

“Cada música traz um pouco do meu olhar sobre o que vivemos nos últimos anos. É um projeto muito pessoal, mas que dialoga com muitas experiências coletivas”, concluiu Felipe.

Banda

A formação da banda Felipe Cazaux & Groovaux traz Felipe Cazaux nos vocais e guitarra, Renato Cazzolli no baixo e backing vocals, PH Barcellos na bateria, Fernando Lélis no saxofone e Cláudio Arroz no trompete. A produção e os teclados gravados são de Klaus Sena.

> > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Felipe Cazau

Cantor, guitarrista e compositor paulista radicado no Ceará, Felipe Cazau é referência no Blues Rock nacional. Com mais de 20 anos de carreira, participou de festivais como Guaramiranga Jazz & Blues, no Ceará, e Pipa Bossa & Jazz, no Rio Grande do Norte, além de turnês no Brasil, nos Estados Unidos e na Argentina.

Lançou três álbuns solo, incluindo Never Go Down (2013), e venceu o Festival Petrúcio Maia em 2015. Fundador da banda Mad Monkees, também lidera o projeto Groovaux, que mescla soul, funk e ritmos brasileiros. Em 2025, retorna com novas músicas em português e influências regionais.