
Cerca de 19 mil famílias de agricultores familiares vendem seus produtos em feiras livres de quase 700 municípios do interior mineiro e também da capital, Belo Horizonte, com o apoio da Emater-MG e das prefeituras.
A feira de Formiga, por exemplo, é a opção de renda para a família de José Lopes, que há 36 anos vende seus produtos frescos no local, agora com a ajuda do filho. “A feira é tudo para mim. Enquanto eu tiver vida, eu vendo na feira. Eu falo que quem compra lá não é cliente, já é família”, disse o agricultor em nota da Emater.
Um levantamento feito pela empresa apontou que a renda média mensal dos agricultores familiares na feira, que têm periodicidades diferentes em cada cidade, é de R$ 1.158,21.
Segundo Raul Machado, coordenador técnico da Emater-MG, as feiras livres são um importante espaço de socialização, profissionalização e inclusão socioeconômica do agricultor e de sua família, com geração de emprego e renda, inserção no mercado e dinamização do comércio local. Ele destaca que os jovens já participam de 65% das feiras apoiadas pela entidade, o que sinaliza a continuidade da agricultura familiar.
Initial plugin text
Desde 2018, Belo Horizonte também tem uma feira da agricultura familiar que é realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A feira, que começou com edições semestrais, passou para mensal e já foi renovada para mais dois anos.
Desde que foi criada, a feira da assembleia já teve a participação de mais de 100 agricultores e artesãos de 86 municípios. Em cada edição, cerca de 25 barracas movimentam aproximadamente R$ 30 mil.
A escolha dos participantes segue um rodízio para dar oportunidades a mais produtores. Conceição de Jesus Lara, produtora de café orgânico de Piedade dos Gerais, é uma das expositoras fiéis. Ela diz que muitos clientes mandam mensagem perguntando quando o café produzido por ela voltará à feira.
Além de dar assistência técnica aos produtores no campo e organizar espaços de comercialização nas feiras, a Emater também promove ações de fomento, com a entrega de barracas, tendas e jalecos para melhoria e expansão das feiras.






