Feira do Empreendedor recebe 60 mil visitantes em três dias e supera as expectativas em Fortaleza

A Feira do Empreendedor superou todas as expectativas e recebeu, nos últimos três dias, um público de 60 mil pessoas — o dobro do que havia sido previsto inicialmente pelo Sebrae. Realizado em Fortaleza, o evento se consolidou como uma importante vitrine para micro e pequenos negócios, impulsionando o empreendedorismo local com histórias inspiradoras e resultados expressivos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Entre os expositores estava Edileuza Saldanha, microempreendedora de Quixeramobim, que deixou o emprego com carteira assinada para investir no próprio negócio de roupas infantis. “Nós já estamos há quatro anos no mercado. Trabalhamos por encomenda, mas pretendemos abrir uma loja física em breve, se Deus quiser”, contou. Para ela, a feira é uma oportunidade valiosa: “A divulgação do produto e os negócios que vêm depois da feira são muito importantes”.

Outro exemplo de iniciativa bem-sucedida veio da padaria coletiva do Barroso, em Fortaleza, formada por mulheres em situação de vulnerabilidade. A agente pastoral Maria Leda Mourão destacou a importância da feira para o grupo.

“São mães que não podiam trabalhar fora. Através dessa venda, dessa produção, acreditamos que vamos gerar mais emprego para a própria comunidade. Isso ocupa a mente da gente. Nos três dias que viemos, vendemos tudo. Tivemos um sucesso, graças a Deus. E o último pãozinho foi esse. Vai um café aí?”, disse, sorrindo, enquanto mostrava o único pão que restou após a alta procura.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O estande do Grupo Cidade de Comunicação também foi destaque, oferecendo aos visitantes uma estação de café administrada pela empreendedora Camila Mamede. “A gente monta não somente esse tipo de ativação que vocês estão vendo, mas também com máquinas profissionais e eventos um pouco mais intimistas”, explicou Camila, ressaltando a versatilidade do seu negócio voltado a feiras e eventos.

Segundo Alice Mesquita, coordenadora da Feira do Empreendedor, o sucesso da edição 2025 já movimenta o planejamento para os próximos anos.

“Nos dois primeiros dias, nós tivemos mais de 43 mil pessoas visitando o nosso espaço. Todos eles muito ativos, querendo conhecimento, participando das palestras, das consultorias”, afirmou. Ela adiantou os planos para o futuro: “A gente espera, para 2026, realizar o Ceará Tech Summit em sua quinta edição e, para a Feira do Empreendedor, nos planejamos para 2027. A cada dois anos a gente realiza a feira. Mas, com certeza, estamos aqui de braços abertos para receber os empreendedores”.

Leia também | Tecnologia e empreendedorismo são destaques no 1º dia do Siará Tech Summit e da Feira do Empreendedor