A Feira do Empreendedor 2025, que está em curso até esta sexta-feira (10) no Ceará, tem como um dos focos dar impulso a negócios que privilegiem a questão da sustentabilidade. O evento acontece desda a quarta-feira (8), com participação de empreendedores de diversas áreas.
Neste ano, um dos grandes destaques é o Espaço da Sustentabilidade, estruturado dentro de uma cúpula geodésica apelidada carinhosamente de “Oca”, onde visitantes aprendem sobre práticas conscientes e conhecem, por meio de um tour virtual, a sede do Sebrae em Fortaleza.
“Mostra o projeto de como é o prédio e também tem uma apresentação que a gente recebe, que dá pra gente conhecer o prédio, mostra a fachada, mostra que lá também tem várias coisas além de só um prédio empresarial”, contou a estudante Júlia Uchôa, impressionada com a experiência interativa.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O espaço também tem atraído visitantes de várias regiões do estado. Um grupo do município de Ubajara destacou a importância de unir conhecimento acadêmico e práticas sustentáveis. “A gente realmente achou incrível esse método de imersão, que no nosso curso a gente também estuda o ramo alimentício e a gente vê como unir o ramo alimentício também à parte da sustentabilidade”, afirmou a universitária Camila Castro.
O professor Jurandir Rodrigues, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), reforçou o papel do evento como incentivo educacional: “O que a gente procura é trazer os alunos para a capital e oferecer oportunidades de eventos como esse aqui, para inspirá-los na caminhada acadêmica deles.”
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Outro ponto de interesse é a sala dedicada ao Centro Sebrae de Sustentabilidade, sediado em Cuiabá, referência nacional na área. O analista Elton Ribeiro destacou a relevância do projeto. “Hoje o centro está com 15 anos. O centro hoje é um laboratório, é um centro de referência, onde nós temos estações que as pessoas passam, as pessoas vivem, as pessoas aprendem de uma maneira muito fácil”, pontua ele.
Além das exposições e espaços interativos, a feira também aborda temas ligados ao ESG (ambiental, social e governança) e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O propósito aqui é nós trabalharmos a sustentabilidade praticamente em duas vertentes”, explicou Sílvio Moreira, gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae. “A primeira delas são os objetivos do desenvolvimento sustentável. A outra vertente são as práticas ESG, e a gente desmistificar que a ESG é só para médias e grandes empresas, mas as pequenas empresas também podem adotar práticas e se tornarem mais competitivas.”
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A inovação também ganha protagonismo na Siatá Tech Summit, evento realizado de modo simultâneo à Feira do Empreendedor e voltado para startups e tecnologia. Entre os projetos apresentados está o Life Energy, plataforma voltada para o bem-estar emocional.
“O Life Energy, ele nada mais é do que a energia da vida, como já diz o nome, e o objetivo dele é que a gente possa promover o equilíbrio emocional nas pessoas”, explicou o gestor e desenvolvedor Carlos Irineu. A psicóloga Wedja Costa complementou: “Aliviando um pouco a ansiedade, a angústia e as crises de burnout que existem na empresa, ele vai também denunciando como é que as pessoas estão, que os empresários podem até acompanhar.”
Público
Os dois eventos devem atrair cerca de 30 mil pessoas ao longo dos três dias, conforme projeção divulgada. Ao longo desses dias, o público pode acompanhar palestras, rodas de conversa, arenas temáticas, hackathon, rodada de negócios e de investimentos.