Faixa Azul para motos começa a ser implantada em mais uma avenida de Fortaleza; confira

A Prefeitura de Fortaleza iniciou a implantação da segunda Faixa Azul para motos da cidade, na Avenida Presidente Costa e Silva. A infraestrutura, que deve ter a sinalização concluída até o fim de janeiro de 2026, funcionará em caráter experimental no trecho entre a Av. Juscelino Kubitschek e a Av. Godofredo Maciel, conforme autorização concedida pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A implantação ocorre em duas etapas. A primeira está em andamento no trecho da avenida situado entre a Av. Godofredo Maciel e a Av. Bernardo Manuel. Em seguida, o projeto será executado na via a partir da Av. Bernardo Manuel até a Av. Juscelino Kubitschek, contemplando 4,1 km de extensão nos dois sentidos da avenida.

O superintendente da AMC, Sérgio Costa, destaca que a medida é uma solução inovadora de mobilidade. “Com a segunda Faixa Azul em processo de sinalização, Fortaleza mais uma vez avança no disciplinamento do fluxo de veículos, reduzindo conflitos no trânsito e tornando os deslocamentos eficientes com mais fluidez”, destaca.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A implantação da Faixa Azul na Avenida Presidente Costa e Silva levou em consideração critérios como ocorrência e severidade de sinistros (acidentes); condições adequadas que permitissem manter a seção viária, sem necessidade de alterar o número de faixas ou as permissões de estacionamento existentes; e velocidade máxima da via regulamentada para 50 km/h.

O trecho da via que receberá a nova sinalização tem dois sentidos de tráfego separados por canteiro central e conta com três faixas de circulação em cada sentido, sendo uma exclusiva para ônibus. E, de forma complementar à inclusão da Faixa Azul, a avenida recebe reforço de sinalização e, em alguns trechos, melhoria das condições de acessibilidade em travessias de pedestre e prolongamento de canteiros para reduzir conflito veicular.

Durante o período de testes, a AMC monitora a intervenção e elabora estudos técnicos para avaliar os impactos da implantação, analisando os resultados alcançados, as recomendações técnicas e os parâmetros para aprimorar o uso da sinalização.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sobre as motofaixas

Conhecida popularmente como motofaixa, a Faixa Azul é preferencial, e não obrigatória, para motociclistas. Com largura mínima de 1,10 metro, conforme previsto na portaria de autorização, está situada entre as faixas gerais de tráfego na via.

A primeira infraestrutura do tipo está em operação desde meados de novembro na Av. Humberto Monte no trecho entre as ruas José de Pontes e Rio Grande do Sul.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em que capitais brasileiras há implantação de faixa exclusiva para motos?

Várias capitais brasileiras implantaram faixas exclusivas para motos, conhecidas como Faixa Azul, em caráter experimental para melhorar a segurança no trânsito. São Paulo lidera com a maior extensão já sinalizada, enquanto outras capitais avançaram recentemente com testes.

  • São Paulo (SP): Primeira capital a implantar em 2022, com mais de 200 km em 34 vias até 2025, reduzindo mortes de motociclistas em 47,2% nos trechos sinalizados.

  • Rio de Janeiro (RJ): Primeira motofaixa na Autoestrada Lagoa-Barra (São Conrado), com 2 km, preferencial e com limite de 60 km/h, ativa desde agosto de 2024.

  • Porto Alegre (RS): Faixa experimental de 4 km na Av. Assis Brasil desde outubro de 2025, com testes até março de 2026; segunda avenida em teste.

Leia também | Réveillon 2026 em Fortaleza: confira os horários dos shows no Aterro da Praia de Iracema nesta quarta-feira (31)