A exposição gratuita “Caatinga: Um Novo Olhar – Entre Nesse Clima” está disponível para visitação, em Fortaleza, na Seara da Ciência, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto – que é uma opção para o final das férias escolares na capital cearense – é organizado pela Associação Caatinga e propõe ir além dos estereótipos do bioma, que cobre quase 90% do território cearense.
Cássia Pascoal, coordenadora de Relacionamento Comunitário e Educação Ambiental da associação, destaca a importância de desmistificar preconceitos sobre o bioma: ela explica que existe uma “visão deturpada do que é a Caatinga”, ressaltando que ela é “um bioma, é uma floresta exclusivamente brasileira, cheia de vida, cheia de riquezas, com uma variedade incrível de animais, de plantas, de paisagens e com um povo muito rico e uma cultura muito rica”.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A exposição, que já existe há 14 anos, reúne 15 painéis interativos que permitem aos visitantes uma verdadeira imersão no semiárido. De acordo com Cássia, é possível visitar o espaço com a família ou amigos, e para grupos maiores é importante agendar no site da Seara da Ciência. Para quem não está em Fortaleza, também há a opção de conhecer a mostra por meio de um tour virtual disponível nos sites da Associação Caatinga e do Projeto No Clima da Caatinga.
Daniele Castro, auxiliar administrativo, visitou a exposição com o filho e depois voltou com a família. Ele elogia a interatividade do espaço: “É uma exposição muito boa, muito interativa, boa para as crianças. Elas gostam que elas podem interagir, mexer, aprender.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Desde 2018, a mostra está fixa na Seara da Ciência. Aline Maciel, coordenadora da área de Biologia da Seara da Ciência, afirma que a exposição é um marco para a educação ambiental no museu. “Desde que a exposição chegou, a área de educação ambiental tem se ampliado bastante e os visitantes todos estão satisfeitos daqui e sem aquela visão da Caatinga estereotipada.”
Leia também | Sucesso do morango do amor gera alta de até 50% no preço da fruta na Ceasa-CE