As exportações de carne de frango totalizaram 459 mil toneladas em janeiro, aumento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado e um novo recorde, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta sexta-feira (6/2). O levantamento considera todos os produtos, entre in natura e processados.
Em receita, também houve crescimento e registro de recorde para janeiro. O resultado chegou a US$ 874,2 milhões, saldo 5,8% superior ao alcançado no primeiro mês de 2025.
“O desempenho recorde com alta em praticamente todos os principais destinos, em um período de típica demanda reduzida, como é o mês de janeiro, sinaliza perspectivas otimistas para 2026”, disse em nota o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Segundo ele, o resultado indica crescimento sustentado em diversos compradores importadores, especialmente nos Emirados Árabes, na África do Sul, nos países da União Europeia e em determinados mercados da Ásia com expressiva demanda.
Initial plugin text
Principal destino das exportações de carne de frango do Brasil, os Emirados Árabes Unidos importaram 44,3 mil toneladas no mês, volume 14% superior ao registrado no ano passado.
Em seguida estão África do Sul, com 36,8 mil toneladas (+34%), Arábia Saudita, com 33,5 mil toneladas (+5%), China, com 33,5 mil toneladas (-25%), Japão, com 29,2 mil toneladas (+4%) e União Europeia, com 27,4 mil toneladas (+24%).
Filipinas, que se tornou líder nas compras de carne suína do Brasil, foi destino de 25,1 mil toneladas de frango em janeiro (+23%).