
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, empossa nesta quinta-feira (25) um total de 331 aprovados no concurso público para a extinta Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor), realizado no ano de 2024. A solenidade de posse acontecerá na Estação das Artes, a partir das 8h30.
Os profissionais de 11 categorias, segundo a Prefeitura, vão compor o quadro efetivo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atuando em postos de saúde, hospitais e no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Ainda segundo a gestão, com a posse, diversos serviços serão reestabelecidos – possibilitando, por exemplo, mais de 19 mil atendimentos mensais pelas equipes de Estratégia da Saúde. A iniciativa faz parte do programa municipal Saúde que Cuida, que integra o Plano Fortaleza Inclusiva.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Saúde que Cuida
O programa foi apresentado pelo prefeito Evandro Leitão no último mês de julho. O pacote de ações, voltado à reestruturação da rede municipal de saúde, contempla reformas, novas construções, contratação de profissionais e ampliação da atenção especializada. As ações contam com investimento da Prefeitura, do Governo do Estado e do Governo Federal.
Entre as medidas, ele destacou a reforma de 96 dos 134 postos de saúde da capital cearense – sendo 9 deles obras retomadas da gestão anterior, 4 já entregues em 2025, e 87 integrando o novo programa. Também está prevista a construção de um novo posto no bairro Mondubim.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O programa prevê a reabertura de leitos em quatro hospitais da rede municipal: Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital da Mulher, Hospital Nossa Senhora da Conceição e Santa Casa de Misericórdia. Ainda nesta semana, o IJF receberá mais de 60 novos leitos entre enfermaria e UTI, enquanto a Santa Casa, que operava com apenas 10 leitos dos 274 disponíveis, iniciou a reativação gradual da capacidade. A meta é que todos os leitos estejam em operação até 31 de dezembro de 2025.
A saúde mental é outro ponto destacado. O pacote prevê a reforma de 24 equipamentos, incluindo 16 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), 4 residências terapêuticas e 4 Unidades de Acolhimento. Também estão previstas a implantação do Espaço Girassol na Clínica Dr. José Eloy da Costa Filho e a construção de um novo Caps Infantil com Espaço Girassol na antiga sede do IPM, no Centro. Já o Caps Geral do bairro José Walter passará a funcionar 24 horas por dia, com apoio do Governo Federal.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Prioridade
Ainda no mês de julho, durante o 2º Encontro do Secretariado, que reuniu os gestores da Prefeitura, Evandro apontou a área da saúde como principal prioridade da gestão no segundo semestre de 2025. “Vamos trabalhar fortemente na saúde para, a partir desse semestre, recuperar todos os postos, hospitais e CAPS da cidade. Já normalizamos a entrega de medicamentos e agora o foco será a estrutura física e a ampliação das equipes. Vamos convocar novos profissionais para dar uma nova cara à nossa rede e melhorar a oferta de serviços à população”, disse ele, na ocasião.
Leia também | Uece é a primeira universidade do Brasil a ofertar graduação a comunidades costeiras






