
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, anunciou que a Prefeitura vai criar cerca de 7 mil novas vagas em creches até o fim deste ano. A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (18), durante entrevista exclusiva concedida aos jornalistas Miguel Anderson Costa e Iva Soares, durante o programa Balanço Geral Ceará Manhã, da TV Cidade Fortaleza.
A medida tem como objetivo reduzir a fila reprimida da primeira infância na rede municipal de ensino, atualmente estimada em cerca de 10 mil crianças. Segundo o gestor, a ampliação deve deixar a demanda em uma situação mais favorável em comparação ao cenário encontrado no início da gestão, em janeiro de 2025.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Climatização das escolas
Ainda no campo da educação, Evandro destacou o avanço na climatização das escolas municipais. A rede conta com aproximadamente 630 unidades, entre escolas próprias e creches conveniadas. No início do ano, conta ele, apenas cerca de 15% das unidades eram climatizadas. Esse percentual dobrou e deve encerrar o ano em torno de 30%. A meta da administração é universalizar a climatização de todas as escolas até o fim do mandato.
“No início do ano, eu comecei a visitar todos os nossos equipamentos e os da educação também, e a primeira coisa que nós constatamos foi que há poucas escolas climatizadas, ou seja, fazendo com que os alunos eles não tivessem uma aprendizagem em condições isonômicas com os alunos da rede particular de ensino. Porque você sabe, nós temos uma cidade quente, uma cidade onde nós temos uma temperatura alta. E quando eu me recordo que eu cheguei para visitar uma escola, pela manhã, por volta de 8h30, juntamente com o meu secretário de educação. E eu disse: rapaz, como é que uma criança tem condições de aprendizagem num ambiente como esse aqui? Com clima, uma temperatura alta. E aí nós definimos que nós iremos, foi um compromisso que eu fiz, um compromisso no início desse ano, que foi climatizar, universalizar a climatização de todas as nossas escolas.”
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Inclusão
O prefeito também ressaltou ações voltadas à educação inclusiva, com salas sensoriais implantadas nas escolas e atendimento especializado a alunos com neurodivergência, que representam cerca de 15% da rede. Ele destaca ainda, nesse tema, a implantação dos Espaços Girassol, com três unidades previstas até o fim do ano e meta de chegar a 12 equipamentos até o término da gestão.
Balanço fiscal
Durante a entrevista, o prefeito fez um balanço da situação fiscal do município. Ele afirmou que a gestão recebeu a Prefeitura com cerca de R$ 2 bilhões em dívidas, somando débitos com fornecedores e serviços da dívida pública. Para enfrentar o cenário, foram adotadas medidas de contenção de gastos, como redução de cargos comissionados, corte de terceirizados e diminuição de despesas com aluguéis. Segundo Evandro, as renegociações permitiram normalizar serviços, especialmente na saúde, e encerrar o ano com maior equilíbrio fiscal e expectativa de ampliar a capacidade de investimento em 2026.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Saúde
Na área da saúde, o prefeito ressalta que houve avanços na oferta de medicamentos, contratação de profissionais e recuperação da estrutura física da rede. Foram contratados cerca de 750 novos profissionais de saúde e iniciadas ou retomadas reformas em hospitais, UPAs e postos, além da construção de um novo hospital no bairro Conjunto Ceará.
Na segurança pública, destacou a atuação integrada com os governos estadual e federal, a contratação de novos guardas municipais, aquisição de equipamentos, criação de pelotões regionais e ações preventivas, como a ocupação de espaços públicos com projetos culturais.
Leia também | “Preciso criar de 4 a 5 mil vagas nos presídios do Ceará, porque vou prender mais”, diz Elmano






