
Esse é o primeiro centro de pesquisa agrícola da empresa, que está sediada em Múrcia, na Espanha A Ideagro, que atua em pesquisa e desenvolvimento agrícola na Europa, está investindo mais de US$ 1 milhão em um centro de pesquisas em Maringá, no noroeste do Paraná. A unidade está instalada nas dependências do Centro Universitário Ingá — Uningá. Esse é o primeiro centro de pesquisa agrícola da Ideagro, sediada em Múrcia, na Espanha — em outro continente.
Leia também
Fusões e aquisições no agro cresceram 140% em 2024
Fendt anuncia plano de expansão de negócios no Brasil
O laboratório foi inaugurado ontem e o valor do investimento se refere ao primeiro ano de operação da empresa no Brasil, com foco em pesquisa, desenvolvimento e registro de produtos.
Adquirida em 2023 pela Alltech Crop Science, multinacional americana da área de nutrição de plantas, a Ideagro irá realizar no novo espaço análises físico-químicas e biológicas a fim de desenvolver soluções biotecnológicas de alto impacto para a agricultura.
Ao Valor, o CEO da Ideagro, Pedro Palazón, afirmou que a meta é que a unidade brasileira se torne a maior operação da companhia até 2028, superando a europeia. “O potencial produtivo do Brasil, o nível tecnológico da agricultura do país e os diferentes climas, solos e culturas nos permitem desenvolver soluções mais eficazes, com pesquisa aplicada adaptada a essas realidades”, avaliou Palazón.
Para ele, a experiência europeia em padronização técnica, controle de qualidade e inovação regulatória se soma ao dinamismo e à complexidade do setor agrícola brasileiro. Em mais de uma década de atuação na Espanha, a Ideagro soma mais de 20 mil análises de saúde do solo e estudos em mais de 90 culturas.
Saiba-mais taboola
O laboratório da Ideagro Brasil está equipado para detecção via PCR de 340 patógenos de culturas trabalhadas no Brasil, além de análises clássicas de nematologia e fitopatologia para detecção de patógenos, avaliação de enzimas que detectam a saúde do solo a partir da presença de microrganismos. A estrutura tem ainda acesso a uma área experimental de 15 hectares, para ensaios de campo.
Guilherme Bavia, diretor comercial da Alltech Crop Science, disse que a multinacional tem como foco a área de biológicos. “A Ideagro será nosso motor de inovação”, ressaltou. Ele destacou que a companhia tem atuação consolidada nas regiões Sudeste e Nordeste e busca expansão no Matopiba.
A jornalista viajou a convite da Ideagro