
Até então, anúncio mais recente do governo Trump foi na semana passada, de 145% sobre produtos so país asiático A Casa Branca informou, na terça-feira (15/4) que as tarifas contra produtos da China já somam até 245%, devido a “ações retaliatórias” chinesas. O governo de Xi Jinping reagiu pedindo esclarecimentos. A declaração do governo americano surpreendeu as autoridades do país asiático, já que não esclarece os motivos que levaram Washington a aumentar a taxa, antes em 145%.
O último anúncio de aumento das tarifas dos EUA contra a China aconteceu na semana passada, quando a Casa Branca esclareceu os 145%, que dizem respeito a soma da tarifa recíproca de 125% com a sobretaxa de 20% referente à crise do fentanil.
Saiba-mais taboola
Quando questionado, em uma coletiva de imprensa, sobre qual seria a resposta da China ao novo aumento, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, disse: “Você pode levar esse número para o lado dos Estados Unidos e pedir uma resposta a eles”, segundo o site “China Daily”.
Lin afirmou que a guerra tarifária foi iniciada pelos EUA, e que a China tomou as contramedidas necessárias para proteger seus direitos e interesses legítimos, bem como para garantir a justiça e a equidade internacionais, o que é “totalmente razoável e legítimo”.