A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 pode ser feita até a noite desta sexta-feira (13), com o prazo encerrando às 23h59, no horário de Brasília. O prazo já havia sido ampliado em uma semana pelo Ministério da Educação (MEC), com o encerramento inicialmente sendo em 6 de junho. Também se trata do último dia para o envio da documentação comprobatória para solicitação de atendimento especializado e para pedido de tratamento por nome social.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por todas as etapas do exame.
Taxa
Com a prorrogação do período de inscrições, o pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até a próxima quarta-feira, 18 de junho. O boleto no valor de R$ 85 ficará disponível na tela inicial da Página do Participante imediatamente após a inscrição. O pagamento poderá ser feito por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O MEC explica que sistema não gerará boleto para duas situações:
- estudantes de escolas públicas concluintes do ensino médio, em 2025, matriculados em qualquer modalidade de ensino – regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA)
- quem informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para tentar conseguir o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
Quem precisa fazer a inscrição
Quem teve pedido de isenção da taxa de inscrição e as justificativas de ausência em 2024 aprovados pelo Inep precisa se inscrever no exame na Página do Participante. A aprovação das duas situações pelo Inep não representa a inscrição automática.
Os estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública, mesmo com inscrição pré-preenchida, precisam atualizar os dados solicitados e confirmar a inscrição.
O exame ainda representa uma oportunidade para o participante treineiro testar conhecimentos. O Inep define como treineiro no Enem aquele que concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2025; ou que não está cursando ou não concluiu o ensino médio e quer se autoavaliar.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Aqueles interessados em obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência também devem se inscrever no Enem. Esta possibilidade de certificação está disponível somente aos candidatos com mais de 18 anos que não terminaram essa etapa dos estudos; e aqueles que conquistarem a pontuação mínima (igual ou maior que 450 pontos) em cada área do conhecimento das provas do Enem; e pelo menos 500 pontos na prova de redação.
Provas
A aplicação das provas do Enem 2025 está mantida para os dias 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação.
As exceções são os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde os candidatos farão provas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), na capital paraense, no período.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Enem
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, com a seleção sendo aplicada todos os anos. Em 2024, o exame registrou 4,32 milhões de inscrições, com uma taxa de presença de 73,5%, registrando crescimento em relação aos anos anteriores. O resultado do Enem é divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) geralmente em janeiro do ano seguinte à aplicação da prova.
A prova do Enem é composta por 180 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias, além da redação, que exige um texto dissertativo-argumentativo.
Com informações da Agência Brasil
Leia também | MEC avalia uso da Inteligência Artificial em correção do Enem