Estudantes encontram larvas e carne estragada na merenda de escola em Fortaleza

Alunos de uma escola estadual em Fortaleza vêm denunciando a presença de larvas de mosca junto à merenda escolar, além de carne estragada servida aos estudantes. Em vídeos, é possível ver as larvas ainda em movimento, em um copo de suco. Em outro registro, é possível ver larvas também em um dos bebedouros usados pelos alunos.

O registro foi na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) José de Barcelos, no bairro Messejana. Alunos relatam ter passado mal após as refeições, chegando a haver um caso de diagnóstico por infecção alimentar.

Em nota, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) informou que iniciou os procedimentos de rescisão contratual e a aplicação de sanções à empresa responsável pelo fornecimento da alimentação escolar na unidade de ensino, em conformidade com a legislação vigente.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Para assegurar a apuração completa dos fatos, a Seduc está realizando reuniões técnicas e inspeções na escola, com o objetivo de apurar responsabilidades e encaminhar as medidas jurídicas e administrativas necessárias”, diz ainda. Segundo a Seduc, o monitoramento dos alimentos na unidade foi intensificado, com maior rigor na fiscalização de qualidade.

Confira a nota da Secretaria de Educação na íntegra:

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) informa que, em conformidade com a legislação vigente, iniciou os procedimentos de rescisão contratual e a aplicação de sanções à empresa responsável pelo fornecimento da alimentação escolar da EEEP José de Barcelos.

Para assegurar a apuração completa dos fatos, a Seduc está realizando reuniões técnicas e inspeções na escola, com o objetivo de apurar responsabilidades e encaminhar as medidas jurídicas e administrativas necessárias.

Como ação preventiva, a Superintendência das Escolas de Fortaleza (Sefor 2) intensificou o monitoramento da alimentação escolar na unidade, ampliando o rigor da fiscalização da qualidade dos alimentos servidos aos estudantes.

A Secretaria reitera seu compromisso permanente com a segurança alimentar, a transparência nos processos e o bem-estar dos alunos da rede pública estadual.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


O que fazer ao encontrar larvas na comida?

Ao encontrar larvas na comida, a orientação principal é não consumir o alimento, pois a presença delas indica falta de higiene e potencial risco à saúde. O ideal é informar imediatamente a equipe do local e documentar a situação, tirando fotos ou fazendo vídeos como prova. Isso é importante para permitir denúncias às autoridades competentes.

Se as larvas forem encontradas em casa, alimentos contaminados devem ser descartados, principalmente quando a infestação for grande; para pequenas contaminações, alguns especialistas recomendam o descarte para evitar riscos. É fundamental também revisar e higienizar os locais de armazenamento de alimentos para evitar novas contaminações, como armários e despensas, mantendo os alimentos sempre bem embalados e em locais ventilados. A ingestão de larvas pode provocar desconforto gastrointestinal, reações alérgicas e, em casos mais graves, infecções parasitárias.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Juazeiro do Norte

Em junho deste ano, há apenas quatro meses, uma estudante da Escola de Ensino Médio Antônio Conserva Feitosa, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, encontrou uma rã dentro do copo de café com leite servido na merenda escolar. O caso gerou revolta entre pais e alunos.

De acordo com relatos, a aluna chegou a ingerir parte da bebida. Ao perceber algo estranho, ela mexeu o pão que acompanhava a refeição e, nesse momento, puxou o animal de dentro do copo. Após o episódio, a jovem apresentou mal-estar.

Leia também | Metanol na bebida: Câmara pode tornar adulteração crime hediondo