Tanto os concursos nacionais ou internacionais, criados para eleger os melhores queijos, vinhos, cervejas e azeites, entre outros alimentos, contam com a presença de jurados experientes e com o paladar bem apurado nas avaliações. A prática é comum, mas não uma regra.
Initial plugin text
O Olivinus, por exemplo, evento prestigiado mundialmente no universo do azeite de oliva, surpreende ao incluir anualmente a participação de jovens de 6 a 21 anos no júri em Mendoza, na Argentina.
Conforme a organização do concurso, que realiza com os jurados mirins um ano de treinamento, a iniciativa permite diferenciar quais são os melhores rótulos do mundo na perspectiva das crianças e, por consequência, dos futuros consumidores.
Em 2025, sete azeites brasileiros foram premiadas na categoria Olivinus Niños: Capolivo Arbequina, Estância das Oliveiras Coratina, Estância das Oliveiras Kids, MantiKids, Mantikir Coratina, Torrinhas Intenso e Prosperato Origens: Campanha Gaúcha.
Além de eleitos como os melhores do Brasil pelas crianças, todos estão presentes na lista “Gran Prestigio Oro”, a distinção máxima do Olivinus, feita por juízes profissionais.
+ Brasil tem 30 azeites premiados em competição internacional; veja lista
Conheça os azeites premiados:
Capolivo Arbequina (Azeite Capoolivo);
Estância das Oliveiras Coratina (Estância das Oliveiras);
Estância das Oliveiras Kids (Estância das Oliveiras);
MantiKids (Vinícola Essenza);
Mantikir Coratina (Vinícola Essenza);
Torrinhas Intenso (Torrinhas Azeite de Oliva);
Prosperato Origens: Campanha Gaúcha (Prosperato).
O ranking dos azeites que agradaram o paladar infantil ainda teve representantes da África do Sul, Argentina, Austrália, China, Espanha, Grécia, Israel, Portugal, Tunísia, Turquia e Uruguai.