A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, entre os dias 17 e 26 de outubro, o espetáculo “Deu Match”, com os artistas nordestinos Josyara, da Bahia, e Martins, de Pernambuco. As apresentações acontecem em dois finais de semana, às sextas e sábados às 19h e aos domingos às 18h. O show traz ao palco uma fusão de composições autorais, releituras de clássicos da música brasileira e canções inéditas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A parceria entre os artistas surgiu de forma espontânea, durante o Festival Rec-Beat, em Recife, quando perceberam uma afinidade musical imediata — o “match” que dá nome ao projeto. Desde março, o espetáculo já passou por outras unidades da CAIXA Cultural, nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e São Paulo, sempre com boa recepção do público. Agora, chega a Fortaleza celebrando a força da música autoral nordestina, com performances que valorizam a identidade e a diversidade cultural da região.
Sob direção artística de André Brasileiro e direção musical dos próprios músicos, “Deu Match” é construído com base em vozes, violões e a presença da rabeca, explorando tanto a tradição quanto a modernidade da música popular. O repertório homenageia nomes como Cátia de França, Carlinhos Brown, Chico César, Geraldo Azevedo e o Trio Nordestino, além de incluir composições inéditas e a faixa-título, fruto da colaboração entre os dois artistas.
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A baiana Josyara, natural de Juazeiro, é conhecida por seu violão percussivo e suas composições sensíveis, que traduzem vivências cotidianas em poesia e ritmo. Com uma trajetória crescente na cena nacional, lançou os álbuns “Mansa Fúria” (2018), “ÀdeusdarÁ” (2022) e o recém-lançado “AVIA” (2025). Vencedora do prêmio WME como Revelação, já passou por festivais como Coala, MADA, Primavera Sound e Rec-Beat.
Já o pernambucano Martins se destaca pela voz suave e pelas letras marcantes. Suas músicas já foram interpretadas por ícones como Ney Matogrosso, Simone, Daniela Mercury e Margareth Menezes. Com os discos “Martins” (2019) e “Interessante e Obsceno” (2023), consolidou seu nome entre os principais representantes da nova geração da música nordestina. Seu single “Jardim da Fantasia” foi trilha sonora da novela Renascer, ampliando ainda mais seu alcance.
Leia também | Júlio Cocielo, youtuber e influenciador, anuncia fim do casamento com Tata Estaniecki