A cidade de Canindé, no Sertão Central do Ceará, foi palco de um dos maiores espetáculos a céu aberto do país, durante a Festa de São Francisco. A peça reúne mais de 300 atores, em uma área de 8 mil metros quadrados.
Em meio à programação anual dos festejos, a encenação “Francisco: O Homem Santo” emocionou milhares de fiéis e visitantes, com uma representação artística da vida do frade italiano que se tornou símbolo da simplicidade e da proteção à natureza.
A maioria dos mais de 300 atores participantes são da própria cidade – além da presença de nomes conhecidos nacionalmente, como Letícia Sabatela. A produção atraiu cerca de 5 mil pessoas por noite, durante seis apresentações consecutivas. No palco, foram retratados momentos marcantes da trajetória de São Francisco de Assis, como a juventude, a renúncia à riqueza, o cuidado com os pobres e o amor pela criação.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“A vida de São Francisco é um grande exemplo para todos nós seres humanos, dado o seu interesse pela preservação ambiental, pelo cuidado com o outro, pelo amor”, destacou o professor Elderson Sousa, um dos espectadores do evento.
A estudante Gerlany Santos, do Piauí, há 24 anos participa dos festejos em Canindé, mas foi a primeira vez que assistiu ao espetáculo. Emocionada, resumiu a experiência: “emociona demais. Acompanhar a vida de São Francisco, ver tudo o que ele fez, é maravilhoso.”
Após 16 anos fora da programação, o espetáculo retornou com nova dramaturgia assinada por Rômulo Magalhães, que convidou o diretor Ronaldo Agostinho para conduzir a encenação. “Do espetáculo, ele nasceu em 99, né? Depois ele foi, seguiu durante 10 anos e ficou 16 anos parado”, explicou Agostinho. “E agora o Rômulo Magalhães teve a ideia, descreveu um novo texto, nova dramaturgia, contando junto a história de Francisco e a história de Santa Clara. E aí me convidou para dirigir esse espetáculo, que eu aceitei de pronto, né? Eu sou neto de Canidé.”
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Na nova montagem, Letícia Sabatela interpretou Maria. A atriz celebrou a participação no evento. “Essa experiência de vir ao encontro desse movimento de fé aqui em Canindé, fazendo um espetáculo artístico que reúne talentos daqui da região tão impressionantes, é uma realização de muita alegria. Nesse momento do planeta, então, está sendo uma chama acesa de amor, de solidariedade, de arte”, pontuou.
O ator André Ximenes, que deu vida a São Francisco, compartilhou momentos intensos vividos nos ensaios. “Cada dia eu me emociono com uma coisa diferente a partir do olhar de Francisco. Esses dias mesmo eu tive uma experiência muito forte na cena de Nossa Senhora, eu tive uma crise de choro. E eu fiquei uns 20 minutos sem conseguir voltar para a cena.”
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Interpretando Santa Clara, Any Maia destacou a conexão emocional com a personagem. “Tá sendo uma emoção muito grande interpretar uma mulher tão corajosa, que teve a coragem de seguir o seu coração. […] Nos palcos eu sinto a energia, sabe, até com São Francisco, essa amizade maravilhosa, esse amor que tem entre eles”, disse ela.
“São 350 atores de cena, 250 atores de Canindé, um elenco grandioso”, ressaltou o diretor Ronaldo Agostinho. Então, esse espetáculo trata de muita emoção, trata sobre esse homem especial, o Francisco, que seguiu o Cristo fielmente, né? Abraçando a pobreza, abrindo mão da riqueza, do poder. Então, o espetáculo conta essa trajetória de Francisco de uma forma extremamente emocionante.”
Leia também | Padre mineiro come cuscuz pela primeira vez no Ceará e brinca: “Fiquei sem fome no almoço”