Espécie ameaçada: macaco guariba-da-caatinga é resgatado em Massapê/CE após ser atacado por cães

Um macaco da espécie guariba-da-caatinga foi resgatado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), no município de Massapê, no interior do Ceará, após ser atacado por cachorros em uma propriedade rural. O resgate foi feito por meio da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (3ª Cia/ BPMA), na segunda-feira (8).

O macaco guariba-da-caatinga é uma espécie ameaçada de extinção no Ceará. Conforme informado, o animal havia descido das árvores em busca de alimento, quando teria sido atacado pelos cães.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Macaco é encaminhado para hospital veterinário em Sobral após ser resgatado em Massapê

Durante a ocorrência, a equipe realizou o resgate e prestou os primeiros cuidados necessários ao primata, que foi encaminhado ao Hospital Veterinário do Centro Universitário Uninta de Sobral, onde permanece sob os cuidados do médico veterinário responsável.

O procedimento contou com o apoio da Secretaria de Proteção Animal (Sepa) e do Instituto Pró-Silvestre, instituições que darão continuidade ao tratamento do animal.

A PMCE reforça que a população pode contribuir com a preservação da fauna silvestre denunciando situações de risco ou maus-tratos aos animais. As denúncias podem ser feitas pelo número 190, 181 ou aos órgãos ambientais dos municípios e estado.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Guariba-da-caatinga

O macaco guariba, também conhecido como “Bugio” (Alouatta ululata), é uma espécie de primata que habita exclusivamente o Nordeste brasileiro, especialmente na Caatinga, além de áreas de cerrado e manguezais nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. É uma espécie de porte médio, com machos pesando entre 4,7 a 5,3 kg e apresentando características distintas como uma “barba” evidente e pelagem que varia do preto ao castanho-avermelhado; as fêmeas são menores e têm pelos mais discretos e acinzentados no rosto.

Esse primata é conhecido por emitir vocalizações marcantes que podem ser escutadas a até três quilômetros de distância e durar até 10 minutos, função que serve para comunicação e defesa de territórios. A guariba-da-caatinga vive em grupos sociais liderados por um macho alfa, e sua dieta é composta principalmente de folhas, frutos, flores, casca e brotos, fazendo dela um importante dispersor de sementes na Caatinga.

Leia também | Gata é resgatada pelo Corpo de Bombeiros após ficar presa entre paredes de casa, no Ceará