Prêmio Escola Nota 10: Ceará entrega prêmio a 434 escolas públicas por excelência no Spaece 2024

O Governo do Ceará realizou, nesta segunda-feira (15), a 14ª edição do Prêmio Escola Nota 10, em solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento marcou a entrega de 434 premiações a escolas públicas com os melhores resultados de aprendizagem no Spaece 2024, além da celebração dos 18 anos do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic Integral). Também foram homenageados nove municípios que alfabetizaram 100% de suas crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, que conduziu o evento ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, da vice-governadora Jade Romero, da ex-governadora Izolda Cela, da secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela, além de prefeitos, deputados e membros da comunidade escolar. Em discurso emocionado, Elmano exaltou o protagonismo da educação pública cearense: “Com o coração cheio de gratidão, o meu muito obrigado aos professores, que realizam o projeto que mais orgulha o povo cearense. Viva a nossa educação pública”.

Neste ano, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) avaliou 276.371 estudantes em 3.754 escolas, abrangendo alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Municípios como Sobral (19 escolas premiadas), Massapê (12), Pedra Branca (12) e Tauá (8) se destacaram entre os mais reconhecidos. No caso de Tauá, a rede municipal conquistou 19 prêmios, reforçando a força do regime de colaboração entre Estado e municípios.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A diretora Aline Mota de Almeida, da Escola de Ensino Fundamental José Marinho de Góes, em Quixeramobim, comemorou a conquista de sua escola, que obteve o melhor nível de desempenho nas três séries avaliadas. “Nosso trabalho é em parceria, envolvendo família e escola, para mobilizar os estudantes e desenvolver conhecimento. É uma vitória coletiva”, afirmou.

Além de premiar as escolas com melhores resultados, o Prêmio Escola Nota 10 também apoia instituições que obtiveram baixos desempenhos. Até 150 escolas com os menores resultados do 5º e 9º ano em Língua Portuguesa e Matemática recebem suporte técnico e pedagógico. A estratégia reforça o compromisso com a equidade na educação. “Queremos aproveitar as boas experiências para elevar ainda mais o nível da educação pública do Ceará, que já é referência nacional”, destacou Elmano.

A premiação também reconheceu nove municípios cearenses que atingiram 100% de alfabetização de suas crianças: Catunda, Coreaú, Forquilha, Graça, Novo Oriente, Pacujá, Piquet Carneiro, Pires Ferreira e Poranga. Emocionada, a professora Maria Gardenia Vieira Sales, de Novo Oriente, celebrou: “A gente trabalha em rede, com muita vontade e muito amor. Nossas crianças já vêm com uma boa base desde a Educação Infantil”.

O Prêmio está alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Ministério da Educação que visa garantir a alfabetização das crianças até o final do 2º ano. O Ceará foi o único estado a atingir 85% das crianças alfabetizadas na idade certa em 2024, segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA). A média nacional foi de 59,2%, superando a meta de 60% estabelecida para o ano.

O Spaece 2024 trouxe inovações importantes, como a adoção de uma nova escala de 1.000 pontos para o Spaece-Alfa (2º ano), alinhada ao padrão nacional. Pela primeira vez, foram aplicados testes de escrita e de matemática para essa etapa. Os resultados foram expressivos: 83,66% dos alunos atingiram proficiência suficiente em Língua Portuguesa e 88,71% em Matemática. Além disso, 98,36% dos municípios do Ceará garantiram a alfabetização plena ao final do 2º ano.

A secretária Eliana Estrela ressaltou o espírito coletivo que norteia o prêmio: “Muito mais que um reconhecimento, é um convite à solidariedade. Cada escola vencedora compartilha suas boas práticas com outras que ainda enfrentam desafios. Esse é o verdadeiro sentido da educação pública: avançar juntos, ninguém ficando para trás”. O Prêmio Escola Nota 10 reafirma, mais uma vez, o Ceará como referência nacional em políticas públicas educacionais.