Dois adolescentes desapareceram no último domingo (24) no bairro Papicu, em Fortaleza. José Washington Gadelha de Sena, de 15 anos, e André Ian Pereira de Andrade, de 17, foram vistos pela última vez na comunidade conhecida como Verdes Mares, localizada na divisa entre os bairros Vicente Pinzón e Mucuripe.

De acordo com testemunhas, os jovens teriam sido levados à força por homens armados. A Secretaria da Segurança Pública, no entanto, não confirma essa versão e informou que as circunstâncias do desaparecimento estão sob investigação. O caso é acompanhado pela 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A área onde ocorreu o desaparecimento tem registrado episódios de violência desde a última sexta-feira (22), quando um casal foi assassinado a tiros dentro de uma residência. Poucas horas após o crime, a polícia prendeu quatro suspeitos de envolvimento no duplo homicídio.

As autoridades não informaram se há relação entre os casos. Familiares dos adolescentes aguardam por notícias e pedem apoio da população com informações que possam ajudar nas buscas.

Área onde os adolescentes desapareceram enfrenta onda de violência

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) contabiliza que as prisões de criminosos envolvidos em ataques armados, homicídios e ameaças no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, já passam de 100 desde o início de julho, quando a região começou a registrar um agravamento de casos de violência.

De acordo com dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS, no mês de julho, 50 pessoas foram capturadas suspeitas de crimes no bairro. Já no início do mês de agosto, dos dias 1 ao dia 21, foram contabilizadas 46 capturas. Com mais cinco prisões, registradas nesta sexta-feira (22), ao todo já são 101 capturados desde julho pelas forças de segurança. Além disso, 49 armas de fogo foram apreendidas entre julho e os 21 primeiros dias de agosto, no Vicente Pinzon.

Operações da polícia somam mais de 100 prisões no Vicente Pinzón

A região tem registrado uma sequência de ataques armados, homicídios e confrontos envolvendo grupos criminosos. A situação se agravou após a execução de um homem conhecido como “Felipe Maracajá” – que estaria envolvido em atividades de um grupo criminoso na região – no dia 30 de junho, o que teria intensificado a tensão entre grupos criminosos que disputam o território.

Em 8 de julho, moradores relataram momentos de terror com diversos disparos contra casas em ruas e vielas. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram homens armados circulando de moto pela região, enquanto marcas de tiros ficaram visíveis em portas e paredes de residências. Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém ficou ferido. No mesmo dia, uma nova tentativa de homicídio foi registrada, com a vítima sendo socorrida por vizinhos. Poucos dias antes, um homem que havia atirado contra uma viatura policial também foi preso no mesmo bairro. Ao longo das últimas semanas, casos do tipo vêm se avolumando no bairro.

Últimas prisões

Em ações distintas, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou nesta sexta cinco pessoas suspeitas de realizarem crimes na região e apreendeu três armas de fogo.

Na manhã da última sexta-feira (22), a Força Tática do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) realizava patrulhamento, quando abordou três homens, de 22, 28 e 32 anos, em uma via pública do bairro. Com eles, foi encontrada uma pistola sem munição. Instantes antes, nas proximidades, houve registro de uma lesão corporal por disparo de arma de fogo. Os detidos e o armamento foram levados ao 9º Distrito Policial (9° DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde eles foram autuados por tentativa de homicídio.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Todos os componentes do trio possuem antecedentes criminais: o homem de 28 anos por homicídio doloso, porte ilegal de arma de fogo, estelionato e receptação; o suspeito de 32 anos já respondia por porte ilegal de arma de fogo, furto, lesão corporal e crime contra a paz pública; e o outro envolvido, de 22 anos, por roubo. A vítima dos disparos possui antecedentes criminais por tráfico de drogas e roubo.

Horas antes, na madrugada de sexta-feira (22), composições da Força Tática (FT) da PMCE realizavam diligências para verificar denúncias de que indivíduos armados haviam sido vistos em um condomínio do bairro. Os agentes avistaram um homem de 20 anos, em atitude suspeita. Na abordagem, ele foi capturado portando um revólver calibre .38, oxidado, com numeração suprimida, além de seis munições do mesmo calibre. O suspeito foi conduzido ao 2° Distrito Policial (2° DP), unidade da PCCE, onde foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No mesmo dia, PMs faziam patrulhamento de rotina, quando abordaram um indivíduo, de 20 anos, em atitude suspeita. Com ele, foi apreendido um revólver calibre. 38, 16 munições intactas e quatro deflagradas, 40 gramas de cocaína, 15 gramas de maconha e uma balança de precisão. O homem e o material apreendido foram encaminhados ao 9º Distrito Policial (9° DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde ele foi autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Leia também | Ações da polícia somam mais de 100 prisões no Vicente Pinzón, em Fortaleza, em menos de dois meses

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<