Campanha de vacinação antirrábica começa em Fortaleza com meta de imunizar 400 mil animais

A Prefeitura de Fortaleza promove neste sábado (4) o primeiro Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica 2025, que tem como objetivo imunizar cães e gatos contra a raiva, doença grave que pode ser transmitida aos humanos. O atendimento será realizado das 8h às 17h em 111 pontos distribuídos pelas Regionais 1, 3 e 5 da cidade.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A campanha, que começou oficialmente nesta quarta-feira (1º), espera vacinar cerca de 400 mil animais ao longo do ano. Para garantir que todas as regionais de saúde da capital sejam contempladas, um segundo Dia D será realizado em 8 de novembro, das 8h às 17h, atendendo as Regionais 2, 4 e 6, com 120 postos de vacinação. Ao todo, a cidade contará com mais de 250 locais de vacinação, facilitando o acesso da população.

Os cães devem ser levados com coleira, e os mais agressivos, também com focinheira. Os gatos precisam ser transportados em caixas adequadas. A condução deve ser feita por adultos. Animais doentes, com febre, diarreia ou outras enfermidades, assim como fêmeas gestantes ou amamentando, não devem ser vacinados.

Em 2024, 295.144 animais foram vacinados em Fortaleza, sendo 194.423 cães e 100.721 gatos. Até agosto deste ano, 40.181 animais já haviam recebido a vacina, reforçando a importância da adesão para manter a cidade livre do vírus da raiva.

Os sinais clínicos da raiva incluem mudança de comportamento, aumento da agressividade, salivação intensa e recusa alimentar. Nos estágios avançados, podem ocorrer convulsões e paralisias. A vacinação é indicada para cães e gatos a partir dos três meses de idade.

Leia também | Falta de luz em Fortaleza: novo desligamento programado atinge bairros neste domingo (5); saiba quais

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Dia D de vacinação para cães e gatos em Fortaleza

Confira os locais de vacinação neste sábado (4):

Vacinação de rotina

Além dos Dias D, a vacina continua disponível durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Rua Betel, 2890 – Itaperi, de domingo a domingo, das 8h às 17h, e nas Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes locais:

  • Posto de Saúde Aída Santos – Rua Trajano de Medeiros, 813, Vicente Pinzón
  • Posto de Saúde João Medeiros – Av. Dom Aloisio Lorscheider, 982, Vila Velha
  • Posto de Saúde Paulo Marcelo – Rua 25 de Março, 607, Centro
  • Posto de Saúde Maciel de Brito – Rua 602, 2, Conj. Ceará
  • Posto de Saúde Messejana – Rua Coronel Dionísio Alencar, 264, Messejana
  • Box de Zoonose Autran Nunes – Av. da Liberdade, 65, Autran Nunes
  • Box de Zoonose Conjunto Ceará – Av. A, s/n, Conjunto Ceará

Leia também | Alunos mortos em ataque a escola em Sobral e atiradores eram de facções rivais, aponta inquérito

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<