Deputado José Guimarães é internado em São Paulo para passar por cirurgia

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do Governo na Câmara Federal, anunciou que está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para fazer uma cirurgia, nesta segunda-feira (28), a partir das 10h.

“A cirurgia será conduzida pela equipe do Dr. Roberto Kalil e Dr. Fábio Jatene, a quem confio plenamente. Agradeço desde já o carinho, as orações e a compreensão de todas e todos. Assim que possível, volto com boas notícias”, disse ele, em publicação nas redes sociais.

Deputado José Guimarães é internado em São Paulo para passar por cirurgia

Na publicação, o parlamentar não especificou qual seria a cirurgia. No entanto, há cerca de um mês, em 26 de junho, Guimarães chegou a dizer que estava iniciando pré-operatório para uma cirurgia no coração. Segundo o parlamentar, a condição de saúde já vinha sendo monitorada por sua equipe médica. “Farei uma pequena intervenção no coração, condição que já venho cuidando e acompanhando nas últimas semanas. Agradeço as mensagens de carinho e apoio”, escreveu ele, à época.

O deputado é cotado para uma das vagas ao Senado pelo Ceará, em 2026. O parlamentar tem reiterado que não abrirá mão de uma indicação para a corrida eleitoral do próximo ano.

José Guimarães

Formado em Direito, José Guimarães está no terceiro mandato como deputado federal. Iniciou trajetória na Câmara dos Deputados em 2007, quando coordenou a bancada do PT nas comissões de Finanças e Tributação da casa, além da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.

Ao longo da carreira, ocupou funções estratégicas no Legislativo: foi vice-líder do governo Dilma Rousseff na Câmara em 2011, coordenador da bancada do Nordeste em 2012 e líder da bancada do PT em 2013.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Filiado ao PT desde 1985, Guimarães coordenou naquele ano a campanha de Maria Luiza à prefeitura de Fortaleza – primeira mulher a comandar o Executivo da capital cearense. Entre 1991 e 2000, presidiu o diretório estadual do partido e atuou na coordenação das campanhas presidenciais de Lula em 1989 e 2002.

Foi eleito deputado estadual em 2000 e chegou à Câmara Federal em 2006, sendo o mais votado do PT no Ceará. Em 2010, foi reeleito como o segundo mais votado do estado e o primeiro da sigla, com 210,3 mil votos. Em 2014, repetiu o desempenho e foi o segundo deputado federal mais votado do Brasil, com 209.032 votos no Ceará.