Criminoso é flagrado quebrando vidro de carro e furtando prancha de surfe em Fortaleza

Câmeras de segurança instaladas na parte externa de um imóvel localizado no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza, flagraram a ação de um suspeito, visto furtando uma prancha de surfe. O furto aconteceu após o homem quebrar os vidros de um carro estacionado em uma via da região.

O crime ocorreu em plena luz do dia e foi registrado em detalhes pelas imagens, que mostram toda a dinâmica da ação criminosa. No vídeo, o indivíduo aparece utilizando pedras para atingir repetidas vezes os vidros do veículo, até conseguir rompê-los. A ação é feita de forma direta e sem preocupação com a movimentação da rua.

Após quebrar o vidro, o suspeito se aproxima do carro para acessar o interior e retirar os objetos. Em determinado momento da gravação, uma viatura da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) passa exatamente pela lateral do veículo onde o crime estava acontecendo.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Ao perceber a aproximação da equipe da Guarda Municipal, o indivíduo se esconde e interrompe a ação, aguardando alguns instantes. Logo após a viatura seguir caminho, o suspeito retorna ao local, volta a acessar o interior do automóvel e retira o objeto que estava no banco: uma prancha de surfe. Em seguida, ele atravessa a rua carregando o item furtado e deixa o local, causando prejuízo ao proprietário do veículo – que, além do objeto furtado, teve danos materiais com os vidros quebrados.

As imagens, conforme destacam moradores da região, também evidenciam uma prática criminosa que tem se tornado comum em Fortaleza. Suspeitos utilizam pedras ou outros objetos para quebrar os vidros de carros estacionados. Caso nenhum alarme seja acionado ou não haja reação imediata, eles se aproximam e retiram pertences, acessórios e objetos pessoais deixados no interior dos veículos. Após o furto, os criminosos fogem.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

As autoridades reforçam o pedido de colaboração da população para as investigações, repassando informações que possam auxiliar na identificação e localização do suspeito de cometer o furto, na Barra do Ceará.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A lei

Quebrar o vidro de um carro para furtar um objeto de dentro dele é tipicamente enquadrado como furto simples (art. 155 do Código Penal), com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa, pois a jurisprudência majoritária do STJ entende que o vidro não configura “destruição ou rompimento de obstáculo” para qualificar o crime.

O furto é definido no art. 155, caput, do CP: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel”. A qualificadora por rompimento de obstáculo (art. 155, § 4º, I) exige barreira resistente, não um vidro frágil, conforme HC 152.833/STJ (2010), que prioriza a proporcionalidade da pena – furtar o veículo inteiro com quebra de vidro é furto simples, não qualificado.

Leia também | Cemitério sem estrutura: bebê afogado em piscina no Ceará foi velado sobre pedras no chão

Confira o momento em que o criminoso é flagrado furtando a prancha de surfe, em uma via de Fortaleza:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por GCMAIS (@gcmais)