Neste domingo (1/6), é comemorado o Dia do Vinho Brasileiro Neste domingo (1/6) é comemorado o Dia do Vinho Brasileiro, data criada para divulgar e exaltar a bebida produzida em território nacional. A Serra Gaúcha e a Serra da Mantiqueira, que engloba municípios paulistas e mineiros, além do Vale do São Francisco, se destacam como principais regiões produtoras no país.
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Aproveitando a data comemorativa, foi divulgado, nesta semana, um levantamento realizado pelo Instituto MDA Pesquisas por meio de um convênio entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Sebrae Nacional acerca dos habitos de consumo de bebidas alcoólicas entre dultos.
Segundo dados colhidos no estudo, 70% dos entrevistados revelaram ter consumido vinho nacional nos últimos seis meses, dos quais 66% declararam ter comprado ao menos uma unidade do produto no período, com destaque à jovens com idades entre 18 e 24 anos, do sexo feminino, das regiões Sul e Sudeste e com alta escolaridade e renda. Para a pesquisa, foram ouvidas 1.709 pessoas adultas entre os dias 28 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025.
Luciano Rebellato, presidente da Consevitis-RS comemorou os números: “Os resultados confirmam que temos um produto de qualidade, competitivo e com forte identificação com o consumidor nacional. O vinho brasileiro está presente na mesa das famílias e em momentos de celebração, lazer e bem-estar”, ressalta.
Os dados indicaram, ainda, que mais da metade dos 68,5% dos entrevistados que compraram vinhos brasileiros nos últimos três meses consomem a bebida ou todos os dias ou ao menos uma vez por semana, enquanto 57% dos ouvidos compram vinho uma ou mais vezes por mês, com maior percentual na faixa de preço entre R$ 30 e R$ 70.
Ainda de acordo com o levantamento, 80% dos ouvidos preferem os vinhos tintos, dos quais 63% apreciam os do tipo suave, com destaque para as mulheres mais jovens. Já os homens de faixas de renda e escolaridade mais altas afirmam consumir principalmente variedades mais secas. Preço, tipo de uva, recomendação de amigos e familiares e origem do produto foram apontados como os principais critérios para a compra. Já em relação às ocasiões nas quais os adultos ouvidos mais consomem a bebida, destaque para os momentos de relaxamento (45%), refeições em casa (41%), datas comemorativas (38%) e encontros sociais (30%).
Já os principais canais de compra apontados foram os supermercados, seguidos por empórios especializados e sites/aplicativos.
“Sabemos que o preço ainda é um entrave para muitos consumidores, e isso se deve, em grande parte, à elevada carga tributária sobre o vinho no Brasil. Essa é uma pauta prioritária para o Consevitis-RS, que tem atuado de forma permanente na articulação com autoridades e instituições em busca de um ambiente mais justo e favorável para o setor vitivinícola nacional”, afirma Rebellatto.