
Até hoje, nenhum outro equino bateu seu recorde Os cavalos são conhecidos por sua força e imponência e alguns exemplares chamam atenção por serem ainda mais altos do que o padrão para a espécie. Este foi o caso de Sampson e Big Jake, equinos reconhecidos pelo Guinness World Records como os maiores cavalos do mundo. Conheça a história deles!
Leia mais:
Conheça o cavalo Árabe, a raça mais antiga do mundo
Quais são os cavalos mais rápidos do mundo? Conheça os equinos que bateram recordes
Quais raças de cavalo servem para lazer e equitação?
Conheça Sampson, o maior cavalo do mundo
Sampson, um exemplar da raça Shire, viveu na Inglaterra até 1846 e ficou famoso por ser incluído no Guinness World Records. O animal conquistou o título de maior cavalo do mundo devido à sua altura e peso excepcionais, de 2,20 metros de altura e cerca de 1,5 toneladas.
A raça Shire é conhecida por produzir cavalos de grande porte, mas nenhum outro exemplar superou Sampson, garantindo-lhe um lugar especial no livro dos recordes. Seu tamanho imenso lhe rendeu o apelido carinhoso de “Mammoth” (mamute, em português).
A alimentação de Sampson pode ter sido um fator crucial para seu crescimento excepcional. Segundo o livro dos Recordes, além da genética favorável, ele se alimentava principalmente de abundância de cevada e aveia, o que pode ter contribuído para seu tamanho e peso extraordinários.
Initial plugin text
A fama de Sampson pelo mundo
Sabendo do enorme potencial de fama de Sampson, seu dono, Capitão Samuel Bennett, de Londres, o transformou em uma verdadeira atração da época, fazendo com que pessoas de todo o mundo viajassem até o Reino Unido para conhecer o imenso cavalo.
No entanto, sua fama não durou tanto quanto esperado. Sampson faleceu precocemente aos 20 anos devido a cólicas fortes, uma condição comum entre os cavalos, independentemente do tamanho ou raça.
Big Jake, o Sucessor de Sampson
Big Jake, o calavo mais alto do mundo conquistou o título em 2010
Divulgação/GuinnessWorldRecords
Após a morte de Sampson, nenhum outro equino conseguiu superar seu feito. O belga Big Jake, que vivia em uma fazenda em Poynette, Wisconsin, nos Estados Unidos, foi o que mais se aproximou deste marco.
Com 2,10 metros de altura e cerca de 1,1 tonelada, ele carregou o título de maior cavalo do mundo vivo entre 2010 e 2021, o ano da sua morte. Sua raça, Belgian Draft, é conhecida por seu porte grande, assim como o Shire, mas Big Jake surpreendeu a todos. Mesmo após sua morte, ele ainda é reconhecido pelo Guinness como um dos maiores exemplares de cavalo do mundo.