Condenado por crime ligado à Chacina das Cajazeiras cumprirá pena em liberdade

Mais um desdobramento do caso que ficou marcado como a maior chacina da história do Ceará teve julgamento nesta quinta-feira (18), em Fortaleza. Ayalla Duarte Cavalcante foi condenado a quatro anos de prisão, por crimes conexos à chamada Chacina das Cajazeiras, mas cumprirá a pena em liberdade.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo a decisão do Tribunal do Júri da 2ª Vara da Comarca de Fortaleza, Ayalla foi responsabilizado por incendiar um carro a mando de um criminoso, mas não pelos 14 homicídios registrados no ataque. As penas de 2 anos e 6 meses de reclusão por incêndio e 1 ano e 6 meses por fraude processual foram convertidas em medidas restritivas de direitos, como prestação de serviços à comunidade, conforme determina o artigo 44 do Código Penal.

O crime ocorreu na madrugada de 27 de janeiro de 2018, na casa de shows Forró do Gago, no bairro Cajazeiras, em Fortaleza. Integrantes da facção Guardiões do Estado (GDE) invadiram o local e dispararam indiscriminadamente contra o público, matando 14 pessoas — entre elas dois adolescentes — e ferindo outras 15.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O ataque foi motivado por uma disputa de território com o Comando Vermelho, que então dominava a região. O primeiro julgamento do caso ocorreu em 8 de maio de 2025, quando Ednardo dos Santos, acusado de liderar a ação, foi condenado a 790 anos de prisão, com execução imediata.

Já Ayalla, que afirmou não ter participado diretamente da chacina, foi julgado apenas pelos atos auxiliares e não responderá em regime fechado. Ao todo, 15 pessoas foram denunciadas; oito serão julgadas pelo Tribunal do Júri. O caso, que chocou o país e ganhou repercussão internacional, possui mais de seis mil páginas e segue sendo desmembrado em diferentes processos pela Justiça cearense.

Vítimas da Chacina das Cajazeiras:

  1. Maíra Santos da Silva, 15 anos
  2. José Jefferson de Souza Ferreira, 21 anos
  3. Raquel Martins Neves, 22 anos
  4. Luana Ramos Silva, 22 anos
  5. Wesley Brendo Santos Nascimento, 24 anos
  6. Natanael Abreu da Silva, 25 anos
  7. Antônio Gilson Ribeiro Xavier, 31 anos
  8. Renata Nunes de Sousa, 32 anos
  9. Mariza Mara Nascimento da Silva, 37 anos
  10. Raimundo da Cunha Dias, 48 anos
  11. Antônio José Dias de Oliveira, 55 anos
  12. Maria Tatiana da Costa Ferreira, 17 anos
  13. Brenda Oliveira de Menezes, 19 anos
  14. Edneusa Pereira de Albuquerque, 38 anos

Leia também | Corpo de mulher de 19 anos é encontrado na Lagoa da Parangaba, em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<