
O 14º Concurso do Espumante Brasileiro premiou 160 rótulos nacionais com medalhas. Foram 15 Grande Ouro e 145 Ouro. O concurso recebeu 520 amostras inscritas por 102 vinícolas de seis estados diferentes. Foi a maior edição de todas.
Leia mais
Vinícola adota inteligência de dados e algoritmos para fabricar espumantes
Pesquisadores desenvolvem espumante feito com umbu
Mercado de espumantes deve dobrar em dez anos no Brasil
O anúncio foi feito durante jantar no Vale dos Vinhedos, em Garibaldi (RS). O Rio Grande do Sul concentrou a maioria das medalhas (146), seguido de Santa Catarina (12), São Paulo (1) e Minas Gerais (1). Veja os destaques:
Abreu Garcia Festividad Espumante Brut Branco 2022 – Abreu Garcia Vinhos e Vinhedos de Altitude (Campo Belo do Sul – SC)
Berkano Espumante Extra-Brut 2023 – Berkano Premium Wines (Pinto Bandeira – RS)
Marcus James Espumante Moscatel Rosé – Cooperativa Vinícola Aurora (Bento Gonçalves – RS)
Garibaldi Espumante Moscatel Rosé – Cooperativa Vinícola Garibaldi (Garibaldi – RS)
Garibaldi Floratta Espumante Brut Rosé – Cooperativa Vinícola Garibaldi (Garibaldi – RS)
NOVA Espumante Brut Branco 2023 – Nova Aliança Vinícola Cooperativa (Flores da Cunha – RS)
Pizzato Espumante Branco Nature – Pizzato Vinhas e Vinhos (Bento Gonçalves – RS)
Pizzato Espumante Brut Branco 2023 – Pizzato Vinhas e Vinhos (Bento Gonçalves – RS)
Quinta da Neve Espumante Nature Blanc de Blanc – Quinta da Neve Vinhos Finos (São Joaquim – SC)
Don Guerino Cuvée Espumante Extra-Brut Branco – Vinícola Don Guerino (Alto Feliz – RS)
Valmarino Espumante Blanc de Noir Brut D.O. Altos de Pinto Bandeira 2021 – Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira – RS)
Valmarino Espumante Blanc de Blanc Brut D.O. Altos de Pinto Bandeira 2021 – Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira – RS)
Valmarino& Churchill Espumante Extra-Brut 2023 – Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira – RS)
Venz Espumante Brut Branco 2025 – Vinícola Venz (Flores da Cunha – RS)
Parole Espumante Demi-Sec 2024 – Vitivinícola Don Affonso (Caxias do Sul – RS)
A marca de 15 Medalhas Grande Ouro é inédita, superando as 13 de 2023. Para alcançar esse patamar, o espumante precisa receber nota acima de 94 pontos. Já os Ouro ficaram entre 90 e 93 pontos.
Apesar do alto nível, o regulamento internacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) determina que apenas 30% das amostras podem ser premiadas. Com isso, 388 espumantes avaliados com notas de medalha ficaram de fora da lista de vencedores.
Para Mário Lucas Ieggli, presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), organizadora do concurso, o resultado mostra mais do que uma premiação: “É uma vitrine que mostra ao Brasil e ao mundo a evolução da qualidade e a diversidade dos nossos espumantes, fruto de muito trabalho, pesquisa e dedicação”, garante.
Initial plugin text
O concurso revelou uma mudança no perfil dos rótulos apresentados: cresce a presença dos espumantes brut elaborados pelo método tradicional, especialmente de pequenos produtores. O processo de fermentação na garrafa permite maior controle artesanal, valoriza o terroir e exige menos investimento em tecnologia do que os moscatéis, que ainda representam parte importante da produção.
Outro dado que chama atenção é a predominância dos estilos mais secos. Dos 160 premiados, 124 foram brut e 36 moscatéis. Entre os tipos de fermentação, 407 amostras eram de segunda fermentação (métodos charmat e tradicional) e 113 de única fermentação (moscatel). Os brancos seguem como maioria frente aos rosés, e cresce a oferta de Nature e Brut em relação aos espumantes doces.
Saiba-mais taboola
A diversidade também impressiona: quase 20 castas diferentes participaram da competição. Entre elas, as tradicionais Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, além de variedades que vêm ganhando espaço, como Vermentino, Viognier e diferentes Moscateis. A ousadia dos enólogos amplia estilos e oferece experiências cada vez mais inovadoras ao consumidor.
Na lista dos grandes vencedores estão rótulos de destaque como o Abreu Garcia Festividad Brut Branco 2022 (SC), o Berkano Extra-Brut 2023 (RS), o Pizzato Nature (RS), o Quinta da Neve Nature Blanc de Blanc (SC), o Valmarino Blanc de Noir Brut 2021 (RS) e o Venz Brut Branco 2025 (RS). Entre os moscatéis, chamaram atenção o Marcus James Moscatel Rosé (RS) e o Garibaldi Moscatel Rosé (RS).
Além das medalhas, o evento concedeu o Prêmio Destaque Sabre de Ouro, que reconheceu seis rótulos como os melhores de cada categoria. Entre eles estão o Zanotto Brut (RS), Cave Amadeu Brut 2024 (RS), Cave Antiga Brut Rosé (RS), L.A. Jovem Brut Rosé (RS), Oremus Moscatel Branco (RS) e o Ponto Nero Cult Nature (RS).






