A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) negociou apoio à comercialização de 64,7 mil toneladas de trigo e de aproximadamente 16,88 mil toneladas de arroz, em novos leilões de incentivo ao escoamento de trigo e arroz produzidos na região Sul do país.
Leia também
Os números fazem parte do balanço das operações de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), realizadas na quarta-feira (24/12) pela companhia.
Os leilões públicos feitos pela estatal são ferramentas para diminuir as oscilações na renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima, balizando a oferta, incentivando ou desestimulando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional.
O volume negociado para o trigo corresponde a 100% do total ofertado pela estatal, e foi negociado por meio de Pepro. Na última segunda-feira (22/12) outras 170,68 mil toneladas do cereal já tinham negociadas em operações de suporte ao escoamento do produto.
“Com isso, a Conab assegurou um apoio total a 235,38 mil toneladas do grão. O volume negociado é 36,85 mil toneladas superior ao previsto inicialmente, aumento que se tornou possível diante do deságio nas operações”, afirmou em nota.
Para o arroz, a maior parte do prêmio arrematado nas operações de quarta-feira foi destinada diretamente aos agricultores. Do total negociado para o grão, 16,75 mil toneladas foram por meio de Pepro, enquanto que as indústrias e comerciantes arremataram 125 toneladas pelo PEP.
“No total, o apoio da companhia ao escoamento de arroz chega a 213,15 mil toneladas, uma vez que a estatal garantiu incentivo a remoção de outras 196,28 mil toneladas do grão”, ressaltou a Conab.