Bonito, simbólico e chamativo pela cor amarela, o girassol se destaca em qualquer ambiente e pode ser plantado no solo ou em vasos. Cada local exige os seus cuidados, mas, de modo geral, a planta é considerada de fácil cultivo e indicada até para quem não possui muito conhecimento em jardinagem.
Leia também
Quanto tempo leva para nascer um pé de girassol?
Qual o melhor lugar para manter o girassol?
Como prolongar a vida do girassol?
Conforme Fábio Padilha, agrônomo e especialista em paisagismo e floricultura, a maneira correta de plantar o girassol é colocando as sementes em bandejas com substrato para o desenvolvimento das mudas.
Em média, a planta leva de seis a sete dias para germinar. No entanto, o tempo pode ser maior diante de temperaturas baixas e ultrapassar os dez dias.
Qual o solo ideal para o girassol?
Com as mudas formadas, o próximo passo é o transplante para o local definitivo – solo ou vaso.
O girassol não é exigente e se desenvolve em diversos ambientes. Mas, conforme a escolha do produtor, pode ser necessário promover gradagem, calagem e adubação química ou orgânica antes do plantio da muda.
“O girassol é multiplicado apenas por sementes, mas uma coisa que não recomendo, caso o objetivo seja a produção comercial, é o plantio direto na terra. Para os jardins, é indicado fazer um berço bem adubado, colocar de duas a três sementes e cobrir com uma pequena camada de terra”, diz.
Onde deixar o girassol?
A única exigência da planta é que o local seja bem iluminado e com sol pleno, explica Padilha. A condição permite a realização da fotossíntese, processo em que a luz é trocada por energia, e também o movimento chamado heliotropismo, onde a flor vira para o astro-rei.
Girassol ou solo ou no vaso?
Depende do objetivo do produtor e também da planta. De acordo com o especialista ouvido pela Globo Rural, há variedades desenvolvidas para o plantio em recipientes pequenos e outras para o solo.
O girassol precisa de adubo?
Assim como outras plantas na natureza, o girassol também necessita ser adubado para crescer de forma saudável. A primeira recomendação é realizar a correção do solo antes do plantio definitivo da muda com calcário e adubo químico ou orgânico.
Apesar de, popularmente, ser considerado uma flor, o girassol é uma inflorescência
Canva/Creative Commons
Quando irrigar o girassol?
A quantidade de regas depende de três fatores: idade da planta, condições climáticas da região de cultivo e o tipo de solo escolhido pelo produtor.
“É preciso analisar se ele está a céu aberto, no solo, em vasos, em estufa… A recomendação é sempre manter o solo levemente úmido com irrigação diária”.
A verdade sobre o girassol
Apesar de, popularmente, ser considerado uma flor, o girassol é uma inflorescência, ou seja, o conjunto de milhares de flores uma ao lado da outra dispostas no miolo da planta. O mesmo acontece com as pétalas amarelas. Elas são, na verdade, folhas modificadas que auxiliam a atrair insetos polinizadores.
“Não é possível definir quantas flores têm no girassol. A quantidade depende da variedade, da polinização, da fertilidade do solo, entre outros fatores”, finaliza Padilha.