
O leitor Mateus de Santana trouxe à Globo Rural, via WhatsApp, a curiosidade em saber como funciona o cálculo da cotação do boi gordo.
Como é calculado o preço do boi gordo, o que influencia a formação dos valores e por que varia de uma região para outra?
A cotação do boi gordo não é definida por um único cálculo. Pelo contrário, pois é necessário utilizar uma combinação de diversos fatores. Influenciam na formação do preço, por exemplo, as características dos animais, como raça, idade, peso, acabamento de carcaça e sanidade, e do mercado, incluindo oferta e demanda pela carne bovina, câmbio praticado, demanda externa, capacidade de compra dos frigoríficos, impostos incidente entre estados, e outros parâmetros.
Tem uma dúvida? Envie sua pergunta para a Globo Rural pelo WhatsApp: (11) 97613-8715
A existência de diferenças de cotação entre regiões, por sua vez, ocorre, principalmente, devido à logística de distribuição, à proximidade dos frigoríficos em relação às propriedades rurais criadoras, ao volume de oferta local, ao padrão do rebanho e ao acesso aos mercados consumidores. Ao compreender esses elementos, é possível entender porque a cotação do boi gordo oscila ao longo do tempo e apresenta variações pelo território brasileiro.
Consultor: Alcides Torres, engenheiro agrônomo e analista de mercado da Scot Consultoria, Rua Coronel Conrado Caldeira, 578, Bebedouro (SP), CEP 14701-000, tel. (17) 3343-5111, scotconsultoria@scotconsultoria.com.br






