Adubações e podas planejadas podem estimular frutos no abacateiro Uma muda de abacate manteiga plantada em 2001 chegou a carregar uma única vez em 2010 e a desenvolver um ou outro fruto, que apodrecia no pé, até 2017, quando precisei cortar a árvore devido ao ataque de cupins. Do toco que sobrou, a planta novamente brotou, porém após oito anos não frutificou. O que eu faço?
Leia também
Como plantar caroço de abacate?
Como plantar abacate
Conhece azeite de abacate? Cinco atributos do produto que ganha espaço no Brasil
A dúvida do Nilton Cesar, leitor da Globo Rural de Campo Grande (MS), é comum a muitos produtores de abacate, a planta demora realmente a dar frutos, ainda assim, há algumas técnicas que podem ser aplicadas para estimular a produção.
Abacateiro do leitor Nilton César, de Campo Grande (MS)
Nilton César
Quando plantado a partir de semente, o abacateiro apresenta-se por muito tempo juvenil, período que ainda não está pronto para florescer. Após uma poda drástica, também pode ocorrer processo similar, levando alguns anos para a planta reestabelecer sua copa com capacidade para obter novas florações.
Com a finalidade de auxiliar a produção do abacateiro, devem ser realizadas práticas culturais adequadas e cuidar da saúde do solo. Assim, a recomendação é aplicar podas para retirar ramos mal localizados; fazer adubações completas e equilibradas, principalmente com fósforo e matéria orgânica; irrigar de forma equilibrada nos meses mais quentes; e utilizar cobertura do solo com restos culturais
Consultor: Tadeu Graciolli Guimarães, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Cerrados, Rodovia Br 020, Km 18, Caixa Postal 08223, Cep 73310-970, Planaltina (DF), Tel. (61) 3388-9933, www.embrapa.br/fale-conosco/sac