Com vários brasileiros em posições de destaque, começa, nesta sexta-feira (24/10) a disputa das finais da PBR Team Series, a competição por equipes de rodeio em touros da Professional Bull Riders. Os fãs da montaria em touros conhecerão o campeão da temporada neste fim de semana.
Leia também
Peão é chutado por touro em direção à plateia durante rodeio
Peões do Florida seguem com vantagem para as finais do Team Series
Quanto ganha um peão de rodeio? Descubra essa e outras curiosidades
O primeiro dia de competições tem a repescagem, para decidir o oitavo time a disputar os duelos decisivos com os outros sete já classificados. O Kansas City Outlaws, com o reforço do campeão mundial de 2024, o brasileiro Cássio Dias, disputa com Oklahoma Wildcatters e New York Mavericks. Os três times ficaram nas últimas posições na classificação da fase regular, que teve 12 etapas.
Cássio, líder do Kansas, ficou fora das disputas na fase regular se recuperando de uma lesão, mas diz estar preparado para levar seu time à final. No ano passado, o brasileiro liderou o Mundial individual, mas quase perdeu o título mundial na fase final porque caiu de um touro, foi pisado e teve que ser internado. Ele voltou a montar em dois dias, garantiu o troféu de campeão e o prêmio de US$ 1 milhão.
Quem terminou a temporada regular na liderança foi o Florida Freedom, liderado por John Crimber, americano do peão brasileiro Paulo Crimber. A equipe conseguiu 97 montarias de 8 segundos e um aproveitamento de 71%, seguido por Austin Gamblers e Texas Rattlers.
Crimber, peão de 19 anos, conquistou pelo segundo ano consecutivo o título de MVP (jogador mais valioso) do campeonato com cinco montarias acima de 90 pontos e um aproveitamento de 73,53% (25 qualificadas em 34 montarias). É a maior principal aposta do Freedom para conquistar seu primeiro título. Outros destaques são os brasileiros João Lucas Campos e Thiago Salgado.
Nas primeiras temporadas, três times diferentes conquistaram o título: Nashville Stampede, em 2022, Texas Rattlers em 2023 e Austin Gamblers no ano passado.
A melhor classificação na etapa regular só garante uma folga para os três primeiros colocados na primeira rodada das finais, que também acontece nesta sexta, mas qualquer um dos oito times pode levar o título.
Como será a disputa das finais?
As finais são disputadas em formato de playoffs (mata-mata), em que cada fase é eliminatória. Avançam para as fases seguintes as equipes que forem derrotando seus oponentes, até restarem as duas equipes que fazem a grande decisão.
Os jogos de hoje válidos pelas oitavas-de-final são: Arizona Ridge Riders x Missouri Thunder e Carolina Cowboys x Nashville Stampede. Os dois times perdedores enfrentam quem sair da repescagem e só o vencedor avança para as quartas de final no sábado.