
Em uma atuação marcada pela eficiência e disciplina tática, o Ceará venceu o São Paulo por 1 a 0 no Morumbis, na noite desta segunda-feira (29), em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Com o resultado, o Vovô quebrou um tabu histórico: foi a primeira vez que derrotou o Tricolor Paulista fora de casa pela competição nacional. O gol solitário da partida foi marcado por Pedro Henrique, que saiu do banco no intervalo para garantir os três pontos do Alvinegro.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Mesmo atuando fora de seus domínios, o Ceará não se intimidou diante do São Paulo e tentou propor o jogo nos minutos iniciais. Ainda assim, foi o time da casa que criou as primeiras chances claras, principalmente em lances de bola parada. O Tricolor assustou em cobrança de escanteio e, em seguida, viu Rodriguinho arriscar de fora da área, mas sem sucesso. A resposta dos visitantes veio com Pedro Raul, que se destacou nas jogadas ofensivas e exigiu boas defesas do goleiro Rafael.
O duelo ganhou intensidade a partir dos 30 minutos da primeira etapa. O São Paulo aumentou a pressão e teve grandes oportunidades para abrir o placar. Arboleda perdeu chance clara de cabeça após falha do goleiro Bruno Ferreira, e Rodriguinho quase marcou em chute desviado que explodiu no travessão. Luciano também levou perigo em cabeceio, mas Bruno se redimiu com uma defesa segura. Apesar do volume ofensivo, o placar permaneceu zerado até o intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Hernán Crespo promoveu mudanças no ataque são-paulino, colocando Lucas Moura para dar mais velocidade e agressividade. Logo no primeiro minuto, a nova postura foi evidenciada quando Ferreira acertou a trave após bela jogada individual. A pressão do São Paulo cresceu, mas foi o Ceará quem aproveitou um erro decisivo do adversário.
Aos 10 minutos da etapa final, Matheus Bahia fez boa jogada pela esquerda, cruzou na área e contou com uma falha de Alisson, que tentou afastar, mas entregou nos pés de Pedro Henrique. O atacante, livre de marcação, não desperdiçou e colocou o Ceará em vantagem no Morumbis. O gol calou a torcida tricolor e deu confiança à equipe cearense para segurar o resultado.
A partir do gol, o São Paulo retomou o domínio da posse de bola e pressionou com insistência, principalmente pelas laterais com Lucas Moura e Cédric. O Ceará, no entanto, mostrou maturidade defensiva e muita organização na última linha. A equipe soube administrar a vantagem, fazendo faltas estratégicas e bloqueando as principais investidas do adversário.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Com a vitória, o Ceará chega a 31 pontos e sobe para a 11ª posição na tabela, se afastando da zona de rebaixamento e respirando com mais tranquilidade na competição. Já o São Paulo, que vinha em boa fase como mandante, perdeu a chance de se aproximar do G6 e viu sua sequência positiva em casa ser interrompida.
O próximo desafio do Ceará será contra o Vitória, na quinta-feira (2), no Barradão, em Salvador. Já o São Paulo tenta se recuperar diante do Atlético-MG, fora de casa, no mesmo dia. Para o Vovô, além dos três pontos, o resultado representa um marco histórico e um novo fôlego na reta final do Brasileirão.






