Nesta terça-feira (9/9), um ciclone extratropical que atua no litoral do Sul provoca pancadas de chuva entre a metade norte gaúcha, Santa Catarina e Paraná. Durante a manhã, o Rio Grande do Sul fica em alerta laranja para acumulados de chuva, que podem chegar aos 100 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia também
Veja previsão para sua cidade
Semana começa com frente fria e instabilidades no Sul do país
Ao longo do dia, as instabilidades perdem força, enquanto uma massa de ar polar avança, derrubando as temperaturas à noite, deixando as mínimas próximas de 15°C nas capitais. A região também segue em alerta para ventos costeiros, que podem passar de 50 km/h.
No Sudeste, a frente fria avança em direção ao oceano, mantendo chuvas isoladas em algumas áreas do oeste e sul de São Paulo, além do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. No interior paulista e mineiro, o calor predomina durante o dia e a umidade relativa do ar segue em níveis críticos na parte da tarde.
Os Estados do Sudeste também ficam em atenção para ventanias. O destaque fica para a faixa leste paulista, no Rio de Janeiro e algumas áreas da Zona da Mata mineira, onde as rajadas podem chegar a 70 km/h.
Saiba-mais taboola
No Centro-Oeste, o deslocamento da frente fria deve espalhar chuvas fortes sobre o sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Em Goiás e no Distrito Federal, sol e calor predominam, com alerta de baixa umidade do ar na parte da tarde. Já em Mato Grosso, há risco de pancadas de chuva durante a tarde.
No Nordeste, a circulação de ventos vindos do oceano mantém pancadas entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte. Já o interior nordestino segue com predomínio de tempo firme, sol e calor intenso durante o dia.
O calor e a umidade seguem provocando chuvas no Norte, entre o Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Entre Tocantins, Amapá e centro-leste do Pará, o tempo firme predomina, com calor intenso. Entre o sul do Pará e o Tocantins, há alerta de baixa umidade à tarde.