O ciclone extratropical, localizado na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, já provoca chuva e ventania nos Estados da região Sul do Brasil, com a previsão de impactar São Paulo e Mato Grosso do Sul em breve. Os prognósticos também indicam a possibilidade de chuva de granizo.
Leia mais
Veja se vai chover na sua cidade
Segundo a Rural Clima, as áreas mais afetadas vão desde o Paraguai, passam pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, com chance para chuva forte em um curto espaço de tempo, o que liga o alerta para possíveis transtornos relacionados à enchentes e inundações.
“Muita atenção para essas regiões, não apenas na parte agrícola, mas também civil”, diz Ludmila Camparotto, agrometeorologista da Rural Clima.
Os alertas de tempestades e tempo severo para esta sexta-feira (7/11) chamam atenção na fronteira do Paraguai com o sul de Mato Grosso do Sul, divisa com o oeste do Paraná e o norte do Rio Grande do Sul. A chuva deve “subir” pelo Brasil, e chegar até o sul da Bahia e áreas de Goiás.
No sábado (8/11), o sistema de baixa pressão se desloca para o oceano Atlântico, leva ventos intensos aos Estados e canaliza mais umidade para Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. “Até mesmo Minas Gerais pode registrar chuva”, afirma Camparotto. Enquanto se desloca para o Atlântico no sábado, o sistema leva chuva para a faixa central do Brasil.
Os volumes médios de chuva variam entre 5 e 25 milímetros, mas pontualmente podem ocorrer acumulados mais elevados, com destaque para Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo e áreas na divisa entre Minas Gerais e Goiás, onde pode chover até 20 milímetros.
No domingo (9/11), a chuva avança para o norte de Minas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e sul da Bahia. Também há previsão de precipitação no sul do Tocantins, sul do Piauí, divisa de Mato Grosso com Pará e até Rondônia.
Na segunda-feira (10/11), o sistema se desloca para o Atlântico e a instabilidade continua avançando pelo Brasil. Novamente deve chover em Rondônia, Mato Grosso, grande parte do centro-norte de Goiás, e o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) começa a registrar mais instabilidades. “Sul e oeste da Bahia também terão chuva”, complementa a especialista.
Na terça-feira (11/11), o sistema finalmente perde força, e a chuva deve ocorrer apenas de forma pontual no Matopiba. Ao mesmo tempo, uma nova frente fria se forma na região Sul, e a chuva retorna aos estados do Sul, além de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ou seja, a partir do meio da próxima semana, novas chuvas estão previstas para o centro-sul do Brasil. Nas áreas do norte de Goiás e de Minas Gerais, as precipitações devem retornar apenas por volta do dia 20 de novembro, com um intervalo seco até lá, complementa a agrometeorologista.