Nesta sexta-feira (1º/8), o Rio Grande do Sul volta a ter chuvas, principalmente na faixa litoral e no sul do Estado, na forma de pancadas de moderada a forte intensidade. Já no norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná, o tempo segue seco, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda assim, as mínimas continuam baixas no Sul. Em Curitiba, por exemplo, os termômetros devem amanhecer abaixo de 8 °C. Ainda há, inclusive, previsão para geadas em áreas centrais do Paraná e de Santa Catarina.
Leia mais
Veja previsão para sua cidade
Quando acaba o inverno e começa a primavera em 2025?
No Sudeste, o tempo permanece firme nos quatro Estados, principalmente na faixa noroeste paulista e no Triângulo Mineiro, onde os índices de umidade podem ficar abaixo de 20%. As temperaturas também sobem em comparação aos últimos dias, que foram mais frios. A capital paulista vai ter máxima de 22 °C.
O mesmo padrão se repete no Centro-Oeste. Em áreas do centro-norte de Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, os índices de umidade ficam em níveis críticos, abaixo de 20%.
Na Região Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém chuvas na forma de pancadas fortes no centro-norte do Amazonas, em Roraima, Pará e Amapá. No restante da região, o tempo firme predomina.
No Nordeste, há chuvas mais concentradas apenas no litoral da Bahia, onde uma frente fria estacionária vem causando pancadas na região. Já o interior também fica com tempo bastante seco nas horas mais quentes do dia.