A atuação de uma área de baixa pressão com uma frente fria entre a costa do Sul e Sudeste, nesta terça-feira (18/11), causa pancadas de chuva, temporais e variações de temperatura que também chegam ao Centro-Oeste e Norte. Já no Nordeste, o calor permanece intenso e a umidade do ar segue muito baixa. Veja como fica a previsão por região.
Leia mais
Veja previsão para sua cidade
Semana começa com alerta de perigo intenso por tempestades
A baixa pressão mantém o tempo instável no norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e no sul e leste do Paraná. Nesses locais, são esperadas pancadas de chuva moderadas, especialmente no extremo norte gaúcho e nas áreas leste catarinense e paranaense. Já a metade sul do Rio Grande do Sul terá volta a ter tempo firme.
As temperaturas, no entanto, não se elevam, principalmente em Santa Catarina e no sul do Paraná, onde o clima será mais ameno.
A frente fria segue influenciando o tempo na região Sudeste e provoca chuva forte em São Paulo, com risco de temporais isolados no sul, leste, litoral, interior e nordeste paulista, segundo alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As instabilidades também chegam ao centro-sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.
As temperaturas diminuem em boa parte de São Paulo e no sul de Minas. A capital paulista, por exemplo, terá mínima de 18 °C.
No Centro-Oeste, as pancadas de chuva ocorrem desde a madrugada, no norte, leste e nordeste do Mato Grosso do Sul, e mais ao sul do Mato Grosso e Goiás.
O tempo continua seco no Nordeste, com calor intenso e destaque para a umidade baixa no Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e grande parte da Bahia. Chove apenas, com fraca intensidade, no interior do Maranhão e do Piauí.
Pelo Norte, a instabilidade volta a ganhar força no Amazonas, Acre, Amapá e nas regiões sul e oeste do Pará, Rondônia e Roraima, enquanto Tocantins e parte do Pará ficam com tempo firme.