Frio se afasta do Sudeste e intensifica-se no Sul Nesta sexta-feira (27/6), a frente fria que se formou sobre o Sul do Brasil avança e provoca chuvas também no Sudeste e Centro-Oeste, segundo indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, o sistema frontal é acompanhado de perto por uma nova massa de ar polar que causa queda nas temperaturas.
Leia também
Veja previsão para sua cidade
Por que Urupema é a cidade mais fria do Brasil?
Devem ocorrer chuvas fortes em alguns pontos isolados do Sul, como o norte do Paraná e nordeste de Santa Catarina. Há previsão de pancadas mais intensas também no sul de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
O Nordeste segue com umidade concentrada no litoral. O Inmet alerta para temporais na região entre Paraíba e Alagoas, com acumulados que podem chegar a 50 mm.
Quando o frio acaba?
No Sul, no entanto, após as temperaturas ficarem um pouco mais amenas, o tempo volta a esfriar. A frente fria que se encontra sobre o norte do Rio Grande do Sul possui um sistema de alta pressão que traz ar frio e seco. Com essas características, a massa de ar avança pelo território gaúcho e provoca queda nas temperaturas já no começo do dia.
O amanhecer será gelado em Bagé (RS), com mínima prevista de 2 °C. Na porção central do Rio Grande do Sul, as temperaturas sobem um pouco e variam entre 3 °C e 5 °C. Não são descartadas novas ocorrências de geadas, principalmente em municípios próximos à divisa com o Uruguai.
Enquanto isso, no Sudeste, o tempo volta a esquentar. Em São Paulo, quando as chuvas se afastarem na sexta-feira, as temperaturas voltam a subir. A capital paulista espera máxima de 27 °C no sábado (28/6). No Mato Grosso do Sul, Campo Grande deve ficar ainda mais quente, com máxima esperada de 31 °C.
*Sob orientação de Marcelo Beledeli