Uma nova frente fria chegou ao Rio Grande do Sul neste domingo (5/10) e vai ganhar amplitude nos outros Estados da região sul nesta segunda-feira (6/10). O sistema deve levar fortes chuvas e uma queda brusca de temperaturas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais
Veja quantos graus vai fazer na sua região
O órgão publicou um alerta de “perigo para declínio de temperaturas” em todo o Rio Grande do Sul, além do sul e oeste de Santa Catarina e a região serrana dos dois Estados.
Além disso, há outro aviso de “perigo para tempestades” no Estado. Há previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, 50 a 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo. “Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, informa o boletim climático.
Tempo seco segue na região central
Inmet
De acordo com a Climatempo, a formação da frente fria está associada a um ciclone extratropical formado sobre o oceano, que não impacta no continente. “A Climatempo alerta para a situação de perigo em todo o sul do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Uruguaiana, Bagé e de Pelotas, para tempestades com granizo”,
Na região central do país um novo alerta laranja de “perigo para baixa umidade” segue ativo. Áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Tocantins, Pará, Bahia, Piauí e Maranhão seguem com umidade entre 12% e 20%, com risco de incêndios florestais, segundo o Inmet.