Expectativa é que aval do governo chinês impulsione as vendas do setor pesqueiro nacional
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que o Brasil está “na iminência” de receber autorização da China para exportar pescado. A declaração foi dada nesta quinta-feira (17/4), após reunião com representantes dos Brics no Palácio do Itamaraty.
Segundo o ministro, secretários brasileiros se reunirão em breve com o governo chinês para tratar da abertura de mercados para produtos como frutas, carnes e grãos secos de destilaria. A possível liberação do pescado brasileiro marca um avanço importante nas relações comerciais entre os países.
Apesar de uma recente reprovação de 28 frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina, Fávaro minimizou o fato, alegando que a China está priorizando suínos e aves no momento. Ele também destacou que o Brasil pode ampliar a produção agropecuária em 40 milhões de hectares por meio da recuperação de terras degradadas.
O ministro afirmou ainda que o país deve receber o reconhecimento de país livre de febre aftosa sem vacinação, o que deve abrir novos mercados, como o Japão.
A criação de uma bolsa de grãos dos Brics, proposta pela Rússia, segue em discussão e não fará parte da próxima declaração conjunta do grupo.
Quero Notícia – Atualizou, Chegou!