O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou e estendeu até a manhã de quinta-feira (21) o aviso de perigo potencial por intensificação dos ventos em 44 municípios cearenses, entre eles Fortaleza e cidades da Região Metropolitana, litoral norte, noroeste e Jaguaribe. O principal risco identificado é a movimentação de dunas de areia, que pode invadir e comprometer construções na orla. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.
Além disso, foi emitido outro alerta de perigo potencial por baixa umidade relativa do ar, com índice entre 30% e 20%, indicando risco para a saúde e aumento de incêndios florestais. Esse aviso, válido até as 20h de quinta-feira, atinge 11 municípios situados nas regiões noroeste, sul e sertões cearenses. São recomendadas medidas simples para reduzir os efeitos do clima seco, como beber bastante líquido, evitar esforços físicos em horários críticos e manter a proteção da pele — e, em caso de necessidade, acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão do tempo para quarta e quinta-feira indica tempo estável, com céu geralmente limpo. A partir de quinta, haverá aumento da nebulosidade em várias regiões, principalmente durante a madrugada, manhã e noite. Entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (22), são esperadas chuvas isoladas e fracas no Cariri, sul da Jaguaribana, sul do Sertão Central e Inhamuns.
Na sexta (22), o predomínio será de céu parcialmente nublado a limpo, com mínimas entre 16°C e 17°C nas áreas serranas e máximas entre 34°C e 37°C nas regiões mais quentes, como Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns e Litoral Norte. A umidade mínima à tarde pode chegar a 30%, e os ventos, especialmente na orla, podem alcançar até 55 km/h, com direção predominante sudeste, mudando para leste-nordeste nas tardes.
Municípios cearenses com aviso de ventos costeiros (perigo potencial):
Acaraú, Amontada, Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Camocim, Cascavel, Caucaia, Chaval, Chorozinho, Cruz, Eusébio, Fortaleza, Fortim, Granja, Guaiúba, Horizonte, Icapuí, Itaiçaba, Itaitinga, Itapipoca, Itarema, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara, Maracanaú, Maranguape, Marco, Martinópole, Morrinhos, Pacajus, Pacatuba, Palhano, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Pindoretama, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante, Senador Sá, Trairi, Tururu, Uruoca.
Municípios cearenses com aviso de baixa umidade:
Aiuaba, Campos Sales, Crateús, Independência, Ipaporanga, Novo Oriente, Parambu, Poranga, Quiterianópolis, Salitre, Tauá.
Leia também | Luz Para Todos: governo projeta 400 mil novas ligações até 2028