Ceará registra aumento de 103% nas prisões em 2025, nos primeiros oito meses do ano

As prisões efetuadas pelas forças de segurança do estado do Ceará tiveram aumento de 103% no ano de 2025, considerando o período de janeiro a agosto, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram, até o momento, 561 capturas, frente às 277 registradas de janeiro a agosto de 2024.

Além disso, 207 armas foram apreendidas e retiradas de circulação entre janeiro e agosto de 2025. O número representa um aumento de 70% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram apreendidas 122 armas.

No mesmo intervalo, foram apreendidas 6.068 munições, o que corresponde a um crescimento de 136% em comparação com as 2.569 munições apreendidas nos oito primeiros meses do ano passado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Coordenador da Coin comenta aumento de prisões no Ceará em 2025

Responsável pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Nelson Pimentel destaca que os investimentos realizados pelo Governo do Estado fortalecem e incentivam os profissionais que atuam diariamente na coleta de informações para orientar as ações ostensivas e investigativas no estado. “A Inteligência da Segurança Pública está cada vez mais forte em busca da excelência em suas ações”, diz ele.

Disque-Denúncia

Um dos principais instrumentos de apoio ao trabalho da inteligência é o Disque-Denúncia 181. “O cidadão pode repassar informações sobre crimes já ocorridos ou em andamento, dados sobre criminosos procurados pela Justiça ou mesmo relatar situações suspeitas que estejam acontecendo em sua comunidade”, detalha Nelson Pimentel.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Após o recebimento, os profissionais da Coin/SSPDS analisam preliminarmente os dados e os encaminham às Forças de Segurança, que desenvolvem ações e operações. O sigilo e o anonimato da fonte são garantidos.

Entre janeiro e agosto de 2025, o Disque-Denúncia registrou 8.400 chamadas, representando um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 6.537 contatos.

Reestruturação

O Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública (Seisp) foi regulamentado em fevereiro de 2024, a partir de mensagem encaminhada pelo governador Elmano de Freitas à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O decreto ampliou de 135 para 791 o total de Gratificações por Exercício na Atividade de Inteligência (GEAI). Além disso, para ingressar como profissional da área, o interessado tem seu nome avaliado pelo Conselho de Inteligência de Segurança Pública, que considera desempenho, perfil, qualificações e trajetória.

Como parte da reestruturação, o Governo do Ceará também entregou o Centro de Inteligência do Ceará (CIC), localizado no Centro Integrado de Segurança Pública. O espaço reúne seis agências de inteligência: quatro vinculadas à SSPDS, uma à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e uma ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Leia também | Operação cumpre 38 mandados de prisão em Fortaleza e Região Metropolitana mirando facção criminosa do RJ