Ceará registra 75% do território com algum nível de seca relativa entre abril e maio

O Ceará tem enfrentado um agravamento nos indicadores de seca em 2025, com impacto direto na qualidade de vida da população. Segundo os dados mais recentes do Monitor de Secas da Agência Nacional das Águas (ANA), o estado passou de 54% para 75% do território com algum nível de seca relativa entre abril e maio deste ano. O aumento da área afetada e a intensificação do fenômeno têm preocupado especialistas e moradores.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“O que chama mais atenção é que entre maio e junho tivemos um agravamento da seca, que passou em partes do estado de seca fraca para seca moderada”, explica o meteorologista Vinícius Oliveira. Ele destaca ainda que, no extremo sul do estado, já se observa 1,5% do território com seca moderada mais severa, enquanto no norte a seca fraca avançou por causa das chuvas abaixo da média. Em comparação com o mesmo período de 2024, quando o estado não registrava nenhuma seca relevante, os números de 2025 mostram um retrocesso preocupante.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com a diminuição das chuvas, o sol voltou a brilhar forte em diversas regiões. Em Fortaleza, o calor tem sido motivo de queixa para quem precisa sair de casa. “Nossa, tem que estar o tempo inteiro dentro do ar-condicionado. Não tem outra saída. Ou banho. Tá muito quente, pelo amor de Deus”, desabafa a universitária Lorena Sousa. Já sua colega, Samara Albuquerque, conta que tem redobrado a hidratação: “Olha esse sol, né? Eu bebo umas quatro a cinco garrafas d’água por dia. Eu bebo muita água.”

Para os próximos dias, a previsão é de tempo estável em todas as regiões do Ceará. “O que nós temos de previsão é um predomínio de estabilidade atmosférica em todas as macro-regiões do estado, ou seja, céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens, tempo mais firme, sem grandes possibilidades de chuva”, reforça novamente Vinícius Oliveira. Com o avanço da estação seca, a recomendação dos especialistas é que a população redobre os cuidados com a exposição ao sol e o consumo de água.

Leia também | Lula chega de trem ao canteiro de obras da Transnordestina no Ceará e anuncia novos investimentos

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<