CASACOR Ceará 2025 aposta na arte regional e resgate de memórias do Nordeste

A edição 2025 da CASACOR Ceará já está aberta ao público, em Fortaleza, e chega com o tema “Semear Sonhos”, propondo uma reflexão sobre raízes, afetos e memórias da região Nordeste. A iniciativa, este ano, reúne mais de 100 empresas, com 34 ambientes assinados por 41 profissionais.

Para o diretor executivo da CASACOR, Pedro Esdras, o desafio de cada edição é continuar surpreendendo o público. “Temos, como todos os anos, um grande desafio de trazer novidades para o nosso público e despertar uma inquietação nos profissionais, designers, arquitetos, de sempre buscar inovar em seus projetos.” Segundo ele, a mostra é um espaço tanto de tendências para os arquitetos quanto de inspiração para o público que sonha com o lar ideal.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Na entrada, o visitante é recebido por uma homenagem ao mestre Expedito Seleiro, considerado ícone da cultura nordestina. O percurso começa no Bosque do Artista Lucas Góes, que se integra à chegada dos visitantes.

Os tons terrosos, o couro, a palha e os potes de barro dominam os ambientes e remetem ao sertão e às serras cearenses. Um dos destaques é o projeto da arquiteta Tícci Sánford, que já participa pela sétima vez da mostra. Ela recriou uma bodega sofisticada, unindo memórias de infância a elementos contemporâneos.

“Foi um lugar muito confortável pra mim, porque eu tive uma infância muito rica em relação às experiências de estar em lugares parecidos com bodegas. […] Então, eu quis trazer pra cá essa linguagem de uma forma chique”, contou a arquiteta. O espaço também oferece um cardápio para degustação, misturando gastronomia e design.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A mostra ainda abre espaço para novos talentos. Uma das estreantes é Amanda Rodrigues, criadora do ambiente “Entre Ramos e Reflexos”. Ela elaborou uma sala de jantar que valoriza as texturas e o patrimônio do imóvel original. “Eu busquei trazer elementos que remetessem ao passado e elementos novos pra dentro do ambiente. […] A pedra do piso a gente também manteve fazendo um restauro. Então, realmente, a gente resgata essas memórias com esses detalhes que agregam ao ambiente”, explica Amanda.

De acordo com Pedro Esdras, o evento valoriza a bioarquitetura e a sustentabilidade, oferecendo também experiências para toda a família. “Além de muita arte, artesanato, design, projetos belíssimos que as pessoas vão ver aqui, elas podem ter uma experiência com a família. […] Temos uma praça belíssima, que é um espaço de permanência e convivência entre amigos e família, com uma piscina, que em 2023 era uma piscina e esse ano virou um grande playground, com uma cara muito instigante, que convida as crianças a sair das telas e vir pra cá e não querer parar de brincar.”

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Profissionais participantes

Entre os veteranos, retornam Brenda Rolim, Marcelo Franco, Ney Filho, Paloma Estrela, Milena Holanda, Carlos Otávio Arquitetos, Beatriz Diógenes, Márcia Cavalcante e Tania Vasconcelos, Claryanne Aguiar, René Parente Arquitetos, Roberto Pamplona Jr. Arquiteto, Érico Monteiro, Ramiro Mendes, Estar Urbano, Fabricio Pereira e Roberta Pereira, Kel Oliveira, Victo Alves Braga, Tìcci Sánford, Narcélio Grud, Diego Studart, Ana Virginia Furlani, Gustavo Augusto Arquitetura, Bruno Ary e Erico Gondim, Gabriela Picanço, Stephanie Ribeiro, Rodrigo Porto Arquitetos e Juliana Dias.

Somam-se a eles os novos talentos Lucas Góes Paisagista, Paulo Henrique Ferreira, Jessica Aguiar, Amanda Rodrigues Arquiteta, Joana Rezende Arquitetura, Carolina Andrade e Thayane Oliveira, Raquel Sampaio e Julia Gasparini.

Leia também | Comerciantes da Beira Mar, em Fortaleza, iniciam divisão por turnos nesta segunda (13); entenda