A cartilha Boas Práticas para Integração entre Apicultura e Sojicultura, que é um guia de instruções para auxiliar na integração entre as atividades agrícolas e apícolas, foi lançado nesta terça-feira (26/8) e já está disponível no site do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Leia também
Abelha brasileira pode ser ‘arma secreta’ contra dengue, diz estudo
Pesquisa mostra que restauração de vegetação nativa aumenta produtividade agrícola
A publicação, direcionada principalmente a agricultores, apicultores e outros profissionais do setor, é resultado de um projeto conjunto conduzido pela Embrapa, Basf e Senar durante as três últimas safras no Paraná, em Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul.
Durante esse período, técnicos e especialistas trabalharam na validação de um protocolo de boas práticas apícolas e agrícolas visando a coexistência harmônica entre as abelhas e a cultura da soja.
“Essa cartilha foi elaborada para apoiar os técnicos que atuam junto aos produtores a terem mais segurança ao seguir as técnicas recomendadas pelo Manejo Integrado de Pragas. Somado a isso, a cartilha traz diretrizes para a comunicação desses técnicos e dos sojicultores com os apicultores que atuam próximos às lavouras de soja”, diz Carina Rufino, Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja.
A cartilha orienta que sojicultores e apicultores que desenvolvam suas atividades em áreas contíguas mantenham um diálogo permanente das ações realizadas nas lavouras e nos apiários. “Com isso, um conhecerá as atividades do outro, evitando surpresas ou mal-entendidos. O diálogo entre as partes deve envolver, tanto o sistema de produção utilizado pelo agricultor quanto o manejo das abelhas usado pelo apicultor, especialmente quando uma dessas ações impacta a outra”, explica o pesquisador Décio Gazzoni, da Embrapa Soja.
Benefícios da relação entre soja e abelhas
Estudos da Embrapa indicam que a produtividade da soja pode ser, em média, 13% maior na presença de abelhas no entorno da lavoura. “Em alguns casos, obteve-se até 18% mais de produtividade”, afirma Gazzoni.
Além da melhoria na produção de soja, o pesquisador aponta também vantagens para a apicultura. “A média de produtividade de uma colmeia de abelhas, no Brasil, é inferior a 20 kg/ano. Porém, apicultores que migraram seus apiários para as proximidades de lavouras de soja mencionam colheitas duas ou três vezes superiores a esta quantidade, apenas durante o período de floração da soja”, relata.