
Uma colisão entre um carro e um trem de carga foi registrada na noite desta quinta-feira (18), na região da avenida Borges de Melo, no bairro Vila União, em Fortaleza. Não houve feridos durante a ocorrência.
Conforme informou em nota a Ferrovia Transnordestina Logística, o automóvel avançou na passagem em nível, se chocando com o trem de carga da empresa. “Conforme procedimento operacional de segurança, o trem fez uso de buzina e sinalização luminosa, além de redução de velocidade”, pontua ainda.
A Transnordestina lembra ainda que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina prioridade ao trem e que os motoristas devem seguir as orientações de parar, olhar e escutar antes de transpor uma passagem em nível.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Qual o procedimento correto ao atravessar uma linha férrea?
Sempre pare antes dos trilhos, olhe para os dois lados e escute atentamente para detectar trens em aproximação.
Use exclusivamente passagens em nível, passarelas ou passagens inferiores designadas; atravessar em qualquer outro ponto é proibido e perigoso.
Reduza a velocidade ao se aproximar, respeite placas de advertência (como a cruz de Santo André), luzes piscantes, sinais sonoros e barreiras abaixadas.
Nunca atravesse falando ao celular ou distraído, e evite estacionar próximo aos trilhos ou pular entre vagões.
Fiapos de domínio ferroviária proíbem presença não autorizada; imprudência causa a maioria dos acidentes, que podem ser fatais devido à massa e velocidade dos trens.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Em setembro deste ano, um acidente entre um caminhão e um trem do VLT foi registrado na Avenida Francisco Sá, em Fortaleza. A ocorrência se deu no cruzamento com a Avenida Tenente Lisboa. Após o ocorrido, o tráfego ficou lento na região. O acidente ocorreu no trajeto da Linha Oeste do Metrofor, por volta das 7h40, conforme informou o Metrofor.
O condutor do trem, depois do acidente, se manteve consciente e se comunicando, mas precisou ser encaminhado a um hospital de emergência para avaliação médica, devido ao forte impacto. Segundo testemunhas ouvidas no local do acidente pela equipe da TV Cidade Fortaleza, o caminhoneiro desobedeceu à sinalização. Eles contam que, mesmo com o sinal sonora disparado, o motorista do caminhão teria desviado da cancela e tentado fazer a travessia.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Casos anteriores
No último mês, um caminhão avançou sobre os trilhos e colidiu com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Sobral, no último dia 18, por volta de 12h40, na passagem de nível entre as estações Campo dos Velhos e Boulevard do Arco. Segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), o local possui sinalização adequada prevista na legislação de trânsito, e o acidente resultou apenas em danos materiais, sem registros de vítimas.
De acordo com a companhia, o caminhão ignorou a sinalização e entrou na via férrea no momento da passagem do trem. O impacto provocou danos no veículo e na composição, mas não comprometeu a segurança dos passageiros. A empresa informou que iria registrar boletim de ocorrência para dar andamento ao processo de reparação dos danos causados pelo abalroamento.
Leia também | Caminhão avança sinalização e destrói cancela do VLT do Cariri, em Juazeiro do Norte






