
Um candidato suspeito de fraude foi preso durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, na tarde deste domingo (9). A prisão ocorreu após denúncia da coordenação do exame na Escola Tarcila Cruz Alencar, localizada na avenida Castelo Branco, no bairro Novo Juazeiro.
De acordo com a Polícia Federal, o suspeito — morador de Barbalha — foi flagrado por fiscais e outros candidatos utilizando dois celulares para tirar fotos da prova, conduta expressamente proibida pelas regras do Enem.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O homem havia sido autorizado a realizar o exame mesmo após o detector de metais acusar presença de um dispositivo, pois apresentou justificativa para portar aparelho médico. No entanto, próximo ao término da prova, fiscais identificaram o uso de um segundo celular não declarado. Durante revista pessoal, os agentes também encontraram um rascunho com trechos digitalizados, possivelmente relacionados à prova de redação.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Diante do flagrante, o candidato foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro do Norte, onde foi indiciado por tentativa de fraude em certame público e tentativa de estelionato. Os crimes estão previstos nos artigos 311-A, inciso III, e 171, parágrafo 3º, combinado com o artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro.
O material apreendido será periciado e as investigações continuam para apurar se há envolvimento de outras pessoas na tentativa de fraude.
Leia também | Estudantes do Pé-de-Meia podem escolher como investir incentivo de R$ 1 mil pelo CAIXA Tem






