Caminhada com Maria terá novo trajeto e reforço na segurança em Fortaleza

A 23ª edição da Caminhada com Maria, uma das maiores manifestações de fé do Brasil, acontecerá no próximo dia 15 de agosto com uma importante novidade: o encerramento da procissão não será mais na Catedral de Fortaleza. Este ano, o trajeto de 12,5 quilômetros será finalizado na Igreja de Santa Edwiges, localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Jacarecanga. A mudança foi anunciada durante coletiva operacional que reuniu representantes da Igreja Católica, Forças de Segurança e órgãos de mobilidade da capital.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza, destacou a importância histórica e cultural do evento: “A Caminhada com Maria representa naturalmente o marco da Igreja Católica, mas que não está longe daquilo que é a história do nosso amado Ceará, da cidade de Fortaleza e também da história de todos aqueles que aqui estão.” A edição de 2025 também será uma das ações que antecedem as comemorações pelos 300 anos da capital cearense, previstas para abril do próximo ano.

Com o tema “Caminhos com Maria, Mãe da Esperança”, a programação se estende por vários dias. A imagem de Nossa Senhora da Assunção já está em peregrinação por paróquias da cidade e seguirá até o dia 8 de agosto. No dia da caminhada, os fiéis se concentrarão às 14h no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, e seguirão até Jacarecanga, onde haverá a coroação da santa e apresentações musicais da Banda Missionário Shalom e da Irmã Kelly Patrícia, do Instituto Hesed.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O evento contará com um robusto esquema de segurança. De acordo com o capitão Bruno Henrique Carvalho, coordenador de Operações da Polícia Militar do Ceará, “Vamos aumentar o efetivo em relação ao ano passado. A Polícia Militar do Ceará fará um grande esforço logístico e operacional, atuando desde as seis horas da manhã, durante as missas, até a dispersão, por volta da meia-noite.” Ao todo, 550 agentes das forças de segurança atuarão antes, durante e após o evento, incluindo efetivos da PMCE, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Pefoce e Ciopaer.

A Polícia Rodoviária Federal também estará presente. Para o policial Anthony Lima, o momento representa mais que uma operação: “A PRF recebe essa missão com muita responsabilidade. Estamos há 20 anos acompanhando essa manifestação e seguimos com o mesmo amor e dedicação.” A operação contará com patrulhamento motorizado, montado e a pé, além de aeronave para monitoramento aéreo.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) terá papel fundamental na mobilidade durante a procissão. Segundo André Luiz Barcelos, gerente de Operação da AMC, o evento também é espiritual para a equipe: “É um evento importantíssimo. É a primeira vez que participo diretamente da operação, e para nós da AMC, é também uma oportunidade de abençoar nossa missão.”

A primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, também celebrou a nova etapa do evento: “Já colocamos essa caminhada como parte das ações que antecipam os 300 anos de Fortaleza. Será uma comemoração muito importante para nossa cidade, e a Caminhada com Maria abre esse ciclo com fé e esperança.” Entre as novidades deste ano, um véu de 100 metros passará sobre os fiéis durante o percurso, reforçando o simbolismo de união e proteção da celebração.

Leia também | Elmano leva a Haddad propostas para proteger setores cearenses do tarifaço dos EUA: “Precisamos manter a competitividade”

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<